O município de Piedade de Caratinga – que faz parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço -, realizou entre os dias 8 de agosto a 23 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação foi promovida pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que conseguiu vacinar mais de 2.500 animais (cães e gatos) durante o período.
A vacinação foi realizada de casa em casa, na área urbana e rural, reservando o dia 13 de agosto para o dia D da campanha. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, houve grande receptividade e adesão dos moradores em relação a campanha. No total foram vacinados 2.115 cães e 438 gatos, totalizando 2.553 animais, atingindo uma cobertura vacinal de 99,66%.
A vacinação antirrábica ajuda a proteger o animal de estimação contra a raiva, além de ser fundamental para prevenir o contágio em seus tutores, segundo Camila Caetano Bispo, referência técnica em raiva humana da SRS Coronel Fabriciano.
Transmissão e sintomas
“A raiva é uma antropozoonose (doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos) transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura”, explica Camila. Apenas os mamíferos transmitem e adoecem pelo vírus da raiva. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre, enquanto o cão, em alguns municípios, continua sendo fonte de infecção importante. “Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves,” finaliza.
Os principais sintomas da doença são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco”, e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.
“Cabe destacar que o município de Piedade de Caratinga não registra casos de raiva em cães e gatos desde 1997, devido às abrangentes campanhas de vacinação que o município realiza há vários anos consecutivos”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Elton José Alves.
Autor: Kellyeny Oliveira