Durante reunião de alinhamento com agentes de saúde pública, guardas de endemias e técnico de laboratório do Ministério da Saúde que atuam na região nordeste de Minas, a diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Djanira Araújo, anunciou ontem (03/09), que a GRS contará com um Laboratório de Entomologia, que realizará os exames dos barbeiros e revisão dos programas de esquistossomose.
O Educador em Saúde e Laboratorista de Entomologia do Ministério da Saúde, José Antônio da Silva, informou que o laboratório será um grande aliado no fluxo de trabalho. “O laboratório será muito bom, pois possibilitará realizarmos os exames com muito mais agilidade. Atualmente, temos uma demora muito grande para realizarmos o serviço, o que dificulta a entrega do resultado. Com o laboratório, teremos condições de fazer, por exemplo, o exame e ter o resultado das lâminas do barbeiro em no máximo uma hora e meia”, avaliou.
Para que o serviço possa ter os resultados esperados, uma ação imediata a ser seguida é o alinhamento das informações com a equipe do Ministério da Saúde que atuam na região. A diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo, ressaltou que a Regional realizará um cronograma para que possa realizar reuniões periódicas com os esses profissionais. “Tivemos o relato de agentes de saúde que disseram que essa foi a primeira reunião que participaram em anos de trabalho para debaterem as ações que eles mesmos executam. Com a nossa proposta de organização e otimização do fluxo de trabalho, iremos nos reunir periodicamente com a equipe de endemias para que estes profissionais possam repassar o que está acontecendo, para que possamos agir embasados nos relatos e dados apresentados por nossa equipe”, disse.
O evento também contou com a colaboração da Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, do Coordenador de Epidemiologia, Luiz Luedy, e da Referência Técnica do Ministério da Saúde, Marfan Froes Brasil.
Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul