Pedra Azul sedia reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul e das Superintendências Regionais de Saúde de Diamantina e Teófilo Otoni, realizaram no dia 8 de outubro, em Pedra Azul, a 16ª reunião do Comitê Gestor de Urgência e Emergência das macrorregiões Nordeste / Jequitinhonha. 

No evento, estiveram presentes os diretores das Unidades Regionais de Saúde, secretários municipais de saúde, representantes do SAMU, diretores de hospitais de referência das macros e microrregiões, além de coordenadores e técnicos dos núcleos das Regionais de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). O grupo acompanhou a resposta da SES-MG sobre as propostas apresentadas pelo Comitê Gestor das Macros Nordeste/Jequitinhonha e também discutiu novas propostas, visando fortalecer a Rede de Urgência e Emergência da região. 

Uma das propostas debatidas na reunião foi a realização de um diagnóstico que apresente o cenário assistencial dos hospitais da Rede e o custo real para manter o funcionamento deste serviço. A Coordenadora do Samu nas Macros Nordeste/Jequitinhonha, Maflávia Aparecida Ferreira, acredita que tal diagnóstico contribuirá para que tanto o Comitê Gestor quanto o governo estadual possam ter ciência do investimento necessário a ser feito na rede hospitalar. O Superintendente Regional de Diamantina, José Roberto Mourão, avaliou como produtiva a forma de trabalho que vem sendo realizada pelo Comitê. “Estamos avançando em muitos pontos. Cada assunto discutido pelo Comitê Gestor tem sido encaminhado para a SES, que tem nos dado o retorno. Isso contribui para que fortaleçamos a Rede de Urgência e Emergência na região”. 

O Gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, Francisco Carvalho, destacou o fortalecimento do Comitê Gestor, que tem tido autonomia para deliberar. “O Comitê Gestor é composto por pessoas comprometidas com a população e cientes dos problemas e vazios assistenciais da região. Ter autonomia para deliberar é importante porque podemos propor mudanças que de fato terão impacto na vida das pessoas, com uma rede assistencial mais forte e consistente”. A Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Ottoni, destacou que o comitê gestor vem trabalhando para organizar e fortalecer o serviço de alta complexidade, que atende uma região com mais de um milhão de pessoas. 

Comitê Gestor 

O Comitê é um espaço formal de discussão e implementação das correções necessárias a permanente adequação do sistema de atenção, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos planos de atenção às urgências regional e estadual. É o Comitê que determina as metas a serem atingidas pela Rede através de indicadores de resultados, avalia e propõe alterações no plano de operações do sistema de atenção às urgências e emergências e elabora as normas e protocolos de atendimento dos componentes pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar.

 

 

 



Autor: Allan Campos

Rolar para cima