Foi realizado no último domingo (12/07) a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Pavão – cidade que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. O tema trabalhado foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Na Conferência foram abordados os seguintes eixos temáticos: Direito à Saúde; Garantia de Acesso e Atenção a Qualidade; participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Para o Prefeito de Pavão, Antônio Carlos de Almeida Ruas, a conferência essencial para garantir um atendimento de qualidade à população. “Estamos ouvindo a população, porque às vezes achamos que estamos prestando um serviço de qualidade, mas que pode apresentar falhas, que só são detectadas, quando as pessoas nós dão o retorno. Este é o momento de reflexão, que todos tenham sabedoria para ouvir as propostas, críticas construtivas e a partir delas pensarmos em soluções para uma melhor qualidade da saúde no nosso município”, afirmou o prefeito de Pavão.
“Hoje é um dia excepcional para nós trabalhadores e usuários do SUS, onde estamos nos encontrando em um local para debater, discutir, oferecer ideias e críticas construtivas. É assim que construímos o SUS”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde de Pavão, João Antônio de Almeida Ruas. A Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Otoni, abordou a temática “Direito à Saúde, Garantia do Acesso e Atenção a Qualidade”. De acordo com ela, “é sempre uma honra falar e defender o Sistema Único de Saúde (SUS)”.