Parceria entre SES-MG e empresas promove ações de mobilização social no combate à dengue

Imagem

Créditos: Alessandra MaximianoPromover e cuidar da saúde dos empregados é cada vez mais uma das prioridades das grandes empresas. Com este objetivo muitas delas têm estabelecido parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) como forma de auxiliar no alcance desta meta.

Na última quinta-feira, 21/11, a empresa Vallourec realizou um dia de combate à dengue e cerca de 7 mil empregados e terceiros receberam informações sobre os sintomas e as formas de prevenção da doença.

Pela manhã, mobilizadores sociais abordaram carros e pedestres que entravam na empresa e distribuíram material informativo. A ação, que começou cedo, também permaneceu nos períodos de almoço e jantar dos empregados da Usina, localizada no Barreiro. Um dengômetro, tenda montada em um local estratégico para divulgação de informações da doença, foi montado próximo ao refeitório da empresa. Neste local os empregados também receberam material informativo como o Almanaque Edi & Gita, que ensina as crianças a combaterem a dengue brincando, e a revista em quadrinhos Deu a Louca no mundo da Fantasia, que também mostra para as crianças que simples atitudes podem ajudar a eliminar os focos do mosquito da dengue.

Nos horários do almoço e jantar, os empregados da Vallourec, Unidade Tubos, foram surpreendidos por uma pequena demonstração de como reutilizar alguns objetos que muitas vezes são descartados no meio ambiente.

Reaproveitamento

Por meio do Projeto Gastronomia Sustentável, organizado pela SES-MG, os trabalhadores, participaram de uma pequena aula que ensinou como descartar e reaproveitar corretamente objetos que podem se tornar focos para o mosquito da dengue. Com o auxílio da artesã e mobilizadora social Vanessa Viana, os empregados da Vallourec aprenderam a fazer um bonito porta lápis confeccionado a partir de uma lata de leite condensado. O operador de máquina Hélio Teixeira Ribeiro Júnior, aprovou a oficina de material reciclável e levou o material informativo para mostrar para a família. “ Achei muito bacana, bonito e simples fazer um porta lápis. Desta forma além de não deixar água parada para a dengue ajudamos o meio ambiente”, afirmou.

A Secretária Marisa Abrantes achou a aula de reciclagem também uma ótima iniciativa para ser trabalhada com crianças. “Não tinha ideia que poderia utilizar tantos objetos que são descartados para fazer trabalhos manuais. É uma ótima atividade educativa para as crianças também”, disse.

Além da ação realizada os empregados da Vallourec da Unidade Tubos (Barreiro) e Mineração (Brumadinho) e os empregados da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (Jeceaba), ao circularem pela empresa, também serão informados por meio de outdoors sobre os cuidados e os sintomas da doença. A Coordenadora de Promoção da Saúde da Fundação Sidertube, Sheila Santos, que atua com programas para os empregados da Vallourec, afirmou que a parceria realizada com a SES-MG contribuiu para que a campanha e os cuidados com a saúde tivessem maior visibilidade para os empregados da empresa. “Os materiais utilizados pela Secretaria são muito bons e a oficina com os materiais reciclados nos ajudou a pensar e a cuidar da saúde e do bem estar dos nossos empregados de uma forma diferente”, disse.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima