Parceria entre SES e UFMG vai treinar 4 mil médicos em eletrocardiograma

Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a Faculdade de Medicina da UFMG vão treinar quatro mil médicos de saúde da família do Estado em “Leitura e interpretação do eletrocardiograma”. O treinamento será realizado por meio de curso a distância, o que facilitará a participação de profissionais de todas as partes de Minas.

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, às 19 horas, na Faculdade de Medicina da UFMG. Mais de 870 médicos já estão matriculados para cursarem a primeira turma que começa em outubro.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde, Wagner Fulgêncio Elias, afirmou que a iniciativa vai fortalecer a atenção à saúde realizada pelos municípios. “O apoio ao profissional que trabalha nas Unidades Básicas de Saúde é necessário para tornar a Atenção Primária mais resolutiva. Evitar encaminhamentos desnecessários e dar respostas mais efetivas aos usuários”.

O curso terá a duração de quatro meses e será oferecido em três módulos. A plataforma de ensino (Moodle) prevê a realização de exercícios (interpretação de traçados eletrocardiográficos), fóruns de discussões com Monitores e Tutores e videoconferências.

Recursos tecnológicos como vídeos-aulas, personagens que interagem com o aluno, infográficos, ilustrações foram desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia em Saúde da UFMG (CETES) para tornarem o aprendizado mais dinâmico.

Para o vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Professor Tarcísio Afonso Nunes, o curso irá permitir a troca de conhecimentos entre os profissionais. “Amplia o horizonte de discussão, facilitando a interação entre profissional e universidade”, disse.

“O objetivo principal é ensinar ao médico a avaliar um eletrocardiograma. Tornando-o capaz de decidir se o paciente precisa ser encaminhado para um especialista ou não, isso vai evitar esperas desnecessárias por consultas com cardiologistas e reduzir gasto de dinheiro público”, explicou Rosália Torres, coordenadora do curso pela faculdade de medicina da UFMG.

Segundo a especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nara Carvalho, a SES-MG financiou toda estrutura do curso e a Faculdade de Medicina da UFMG dará  apoio técnico e pedagógico aos monitores e alunos do curso. “Essa parceria será uma oportunidade de enriquecimento profissional para quem atua diretamente com a população”.

Autor: Jornalismo SES

Rolar para cima