Parceria entre SES e UFMG vai treinar 4 mil médicos em eletrocardiograma

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e a Faculdade de Medicina da UFMG vai treinar quatro mil médicos das equipes de atenção primária à saúde do Estado para “Leitura e interpretação do eletrocardiograma”. A aula inaugural acontece nesse nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, às 19 horas, na Faculdade de Medicina da UFMG.

O treinamento será realizado por meio de curso a distância, o que facilitará a participação de profissionais de todas as partes de Minas. Segundo a especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Nara Carvalho, o curso vai transmitir conhecimentos que permitirão ao médico avaliar um eletrocardiograma na própria unidade básica de saúde em que atua. “O objetivo principal é evitar esperas desnecessárias por consultas especializadas e reduzir esse tipo de gasto de dinheiro público”, disse.

Com duração de quatro meses, o curso será oferecido em módulos e dentro de uma plataforma de ensino a distância (Moodle) que prevê realização de exercícios (interpretação de traçados eletrocardiográficos), fóruns de discussões com Monitores e Tutores e videoconferências. A SES/MG financiou toda estrutura do curso e a Faculdade de Medicina da UFMG dará apoio técnico e pedagógico aos monitores e alunos do curso.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza, e o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna, estarão presentes na aula inaugural.

Aula Inaugural:

Leitura e Interpretação do Eletrocardiograma
Data: 02 de setembro de 2013 – segunda-feira
Horário: 19:00
Local: Faculdade de Medicina da UFMG – Auditório
Endereço: Av. Alfredo Balena, 190 – 6º andar
Belo Horizonte – MG

Autor: Jornalismo SES

Rolar para cima