Parceria entre Governo e Município é foco de visita em Unaí

Imagem

Conhecer, avaliar, observar e propor melhorias para a situação da saúde no município de Unaí. Esses foram os objetivos de uma visita técnica nessa terça-feira, 28/01, ao munícipio. A comitiva, composta pelo Secretário Adjunto Wagner Ferreira, pelo ex-secretário de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques, pelo deputado Rodrigo de Castro e pelo Coordenador de Urgência e Emergência Rasível dos Reis, visitou a Policlínica e o Hospital Municipal Joaquim Brochado, onde aconteceu um debate com as autoridades municipais.

Crédito: Henrique Chendes

Durante as visitas, eles puderam ver de perto como está a situação da saúde no munícipio.

Wagner Ferreira, Secretário Adjunto de Saúde, reiterou o apoio do Governo Estadual para a melhoria da situação de Unaí. “Vamos dar continuidade ao que foi plantado na gestão anterior. Temos uma equipe técnica muito competente e vamos trabalhar em conjunto com a gestão municipal. O Governador está empenhado e a Secretaria já está traçando um plano de ação, para que possamos achar o caminho, para que ainda este ano tenhamos coisas prontas e produzindo resultados”, declarou.

“Em dezembro do ano passado, recebemos na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o prefeito Delvito Alves, que nos procurou para narrar os problemas que ele tinha que enfrentar na saúde municipal, que além dos 100 mil habitantes, tinha que de dar suporte aos 11 munícipios que estão contemplados em sua microrregião. Diante disso, viemos conferir a situação e propor mudanças, juntamente com a esfera municipal”, explicou o ex Secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.

O prefeito de Unaí, Delvito Alves da Silva, esteve presente na visita técnica e falou sobre as dificuldades do munícipio. “Nossa saúde está muita defasada, nossa policlínica foi projetada há 40 anos, quando Unaí contava com uma população de aproximadamente 30 mil pessoas. Hoje, contamos com uma população de 100 mil habitantes. Nossa dificuldade está sobretudo na infra-estrutura física, mas temos a certeza de que essa visita vai ser um avanço significativo para uma mudança, pois estamos todos empenhados”, afirmou o prefeito.

Para o deputado Rodrigo de Castro, essa vinda da comitiva ao munícipio de Unaí, significa que o governo estadual está atento aos anseios do município e representa um diálogo e entrosamento de interesses. “Esse entrosamento vai resultar em ações concretas para a população, para melhorar as condições de  saúde. Essa visita  significa uma virada de página e reconstrução na saúde e fortalecimento de Unaí como polo de saúde da região”, acrescentou o deputado. 

Propostas

Durante uma mesa redonda, que aconteceu após as visitas à Policlínica e ao Hospital Municipal, foram discutidos alguns pontos da saúde municipal, como a baixa cobertura do Plano de Saúde da Família (PSF), que hoje cobre apenas 40% da população, bem como as condições de infraestrutura física da Policlínica e do Hospital Municipal.

“A nossa ideia como munícipio é fortalecer a atenção básica. O que a Secretaria está nos afirmando é o que também pensamos como munícipio. Tenho certeza de que a partir desse encontro vamos mudar a saúde de Unaí e da nossa região”, declarou a Secretária Municipal de Saúde Andréa Machado, que também esteve presente acompanhando a comitiva da SES.

Foi proposto montar um plano de ação, para revitalizar o sistema de saúde municipal, tendo como ponto de partida a atenção primária, e ainda a questão de como estruturar uma policlínica que capaz de atender Unaí pelos próximos anos.

Esse plano vai contemplar ações de médio e longo prazo. A médio prazo, as ações de atenção primária; e a longo prazo deve-se pensar na questão hospitalar

José Juliano, Diretor da Gerência Regional de Saúde de Unaí, afirmou que a GRS também vai participar ativamente desse processo. “Temos que nos unir em prol dos resultados, pois os bons resultados pautam nossas ações. E a partir de hoje, vamos traçar esse plano, para em breve, levarmos à Secretaria”, reiterou ele.

Autor: Ricarda Caiafa

Rolar para cima