Com intuito de aperfeiçoar as estratégias de vigilância da covid-19 em Minas Gerais, o painel de monitoramento de casos do coronavírus passa a individualizar, a partir de 16 de julho, informações provenientes dos laboratórios da rede particular do estado por meio do arquivo compilado CSV-Laboratórios.
Desta forma, além de receber, acompanhar e disponibilizar informações encaminhadas pelos municípios para compor o Boletim Epidemiológico (informativo diário) e também dados dos sistemas oficiais de saúde (E-SUS VE e SIVEP-GRIPE), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá integrar aos bancos de dados da Sala de Situação, os resultados de exames feitos fora da rede pública
Até então, exames para a covid-19 realizados em laboratórios particulares, públicos e farmácias (testes rápidos), ou por meio de empresas que testam seus funcionários não integravam, separadamente, os bancos de dados da SES-MG. “Além de ser uma ferramenta a mais para aprimorarmos os meios de enfrentamento à pandemia, o CSV-Laboratórios confere ainda mais transparência ao nosso processo de gestão de dados”, avalia a coordenadora da Sala de Situação, Janaína Passos de Paula. Este arquivo, segundo ela, possui conexão com os laudos emitidos e enviados pelos laboratórios do estado e poderá ser utilizado para a investigação epidemiológica da covid-19 em Minas Gerais.
Segundo Janaina Passos, resultados de exames provenientes da rede particular passam a ser extraídos do CSV-Sistemas e desmembrados para compor o CSV-Laboratórios. “Esta ferramenta também irá auxiliar a Secretaria de Saúde na identificação das testagens realizadas no estado. Ampliamos informações sobre o sistema público e também sobre a rede privada”, avalia a coordenadora.
Os dados podem ser acessados por meio do coronavirus.saude.mg.gov.br/painel.
Autor: Jornalismo SES-MG