Na sexta-feira (5/12) foi realizada, em Barbacena, a inauguração do novo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba/Cebams (Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social). A solenidade contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representada pelo superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis.
Com as novas instalações, aproximadamente 550 mil habitantes dos 33 municípios da área de abrangência da SRS Barbacena, que já contam com o Hospital Ibiapaba como referência regional na assistência oncológica, vão passar a contar com novas e modernas instalações para os tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do hospital, as obras foram realizadas em 16 meses e tiveram recursos oriundos de financiamento público, incluindo recursos estaduais, emendas parlamentares e outras fontes complementares. O novo edifício tem área útil de 850 metros quadrados, dois pavimentos ligados por elevador, dois postos de enfermagem, farmácia geral e de manipulação, seis consultórios, 34 acomodações para administração de medicamentos aos pacientes, sendo oito leitos e 26 cadeiras.
O corpo clínico é composto por cinco médicos oncologistas, três hematologistas, física médica, e equipe multidisciplinar, com farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Durante a solenidade de inauguração, o superintendente Renato Soares dos Reis ressaltou a importância do hospital na rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Governo de Minas, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena.
Renato destacou a eficiência da gestão adotada pela instituição, que, segundo ele, compreendeu as dinâmicas do SUS e seus benefícios para os pacientes e para a administração hospitalar. “Essa eficiência de gestão é resultado de um trabalho conjunto de de muitas mãos e uso adequado dos recursos públicos, o que se reflete na qualidade do atendimento”, afirmou.
O superintendente também mencionou o papel do hospital como referência macrorregional em cardiologia e ressaltou planos de novas pactuações. “Estamos trabalhando para viabilizar a construção de uma unidade coronariana que representará um avanço significativo. Nossa expectativa é continuar participando desses processos de pactuação e fortalecer a colaboração do Estado na gestão”, disse.
Ao finalizar, Renato enfatizou os esforços da SRS e SES-MG para ampliar o acesso aos serviços de saúde na região, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outros municípios. “A nossa missão é fazer gestão regional, entender as necessidades dos municípios e dos prestadores, otimizar os recursos e manter o paciente mais próximo do atendimento. Nossa expectativa é ampliar ainda mais a oferta de serviços em Barbacena, evitando deslocamento para cidades distantes, como Belo Horizonte e Juiz de Fora”, observou.
Por; Priscila Rezende / Fotos: Priscila Rezende
