Pacientes com covid-19 de Coromandel serão transferidos para hospitais da Rede Fhemig

Imagem

O Governo de Minas informa que a partir desta sexta-feira (19/02), começam a ser transferidos pacientes com covid-19 de Coromandel para Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde de Mina Gerais (SES-MG) está tomando todas as medidas possíveis para contornar a situação que vive a Macro Triângulo Norte em relação a pandemia do novo coronavírus.

Diariamente e initerruptamente está sendo avaliado o cenário da ocupação de leitos no estado para averiguar as possibilidades de uma transferência, além das condições clínicas dos pacientes que devem ser transferidos. Por meio do Sistema Estadual de Regulação Estadual foi verificada a existência de leitos em Belo Horizonte, nos hospitais da Rede Fhemig.

Após um alinhamento entre a Central de Regulação de Leitos do Estado e a Central de Internações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – CINT-BH, a partir de amanhã, a capital mineira começa a receber os pacientes de Coromandel. A expectativa é de que sejam transferidas 16 pessoas.

Serão 15 pacientes para o Hospital Eduardo de Menezes, sendo três para leitos de UTI e os outros para leitos de enfermaria e um paciente para o Hospital Júlia Kubitschek, em leito de enfermaria. “Estamos monitorando e acompanhando de perto a situação na região para tomar as medidas necessárias com a máxima urgência. No que depender do Governo de Minas, não mediremos esforços”, afirma o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral que esteve nesta semana, em uma força-tarefa especial nas cidades de Coromandel e Uberlândia. 

As transferências do Triângulo Norte para BH serão feitas com apoio do Suporte Aéreo Avançado de Vida- SAAV-MG que é fruto de uma parceria entre SES-MG e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; COMAVE e também com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) municipal de BH e SAMUs Regionais do Triangulo do Norte (CISTRI) e da Oeste (CISURG OESTE).

Autor: Virgínia Silva

Rolar para cima