Ouvidoria de Saúde é a mais demandada da OGE em 2015

Imagem

A Ouvidoria de Saúde foi a mais demandada da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) em 2015. Foram 6.234 manifestações de um total de 23.577 registradas na OGE no ano passado. “A saúde é a política pública mais sensível à população, é a política pública que não pode falhar”, avaliou a ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, ao analisar os números do relatório anual da OGE.

Belo Horizonte concentrou 36% das manifestações, com um total de 2.278. De acordo com Conceição Rezende, esse percentual é devido à concentração dos serviços de atendimento especializado e de alta complexidade que são oferecidos para parte dos municípios na capital mineira.

Das manifestações realizadas pelos cidadãos mineiros, 46,79% são reclamações. As principais queixas são referentes à solicitação e falta de medicamentos; problemas na marcação de consultas ou tratamentos especializados; e reclamações de atendimento médico e de outros profissionais de saúde.

A Ouvidoria de Saúde terminou 2015 com 61% das manifestações encerradas e 39% em tramitação. Segundo Conceição, a OGE tem se empenhado para reduzir esse passivo. Para agilizar as respostas aos cidadãos, a proposta da Ouvidoria e Saúde é estudar um novo modelo de descentralização para que as Superintendências Regionais de Saúde (SRS) possam cobrar um retorno mais ágil dos municípios e com melhor qualidade das respostas. Abaixo, confira os números da Ouvidoria de Saúde de Minas Gerais:

 

 

Autor: Ouvidoria Geral de Minas Gerais

Rolar para cima