A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros informa que já estão disponíveis os resultados dos exames de mamografia realizados durante o movimento Outubro Rosa, em outubro do ano passado, em Montes Claros.
As mulheres que fizeram o exame no Mamógrafo Móvel, na Praça da Catedral, pelo serviço de mamografia da Santa Casa, ou em outra unidade de saúde, através do Outubro Rosa, podem retirar seus resultados na sede do Programa Saúde da Mulher, à Rua Cassimiro de Abreu, 91, bairro Cândida Câmara.
Para retirar o resultado do exame é preciso levar um documento de identificação com foto. Dúvidas ou mais informações pelo telefone (38) 3221-5926.
OUTUBRO ROSA
Em 2011, o movimento Outubro Rosa ganhou força em Minas Gerais com o conjunto de ações de controle do câncer, que serão implantadas pela Secretaria de Estado de Saúde, de forma gradativa, até 2014 e vão impactar na redução da mortalidade em mulheres de 45 a 69 anos.
Montes Claros recebeu as ações do movimento no dia 15 de outubro, atraindo centenas de mulheres à Praça da Catedral, no centro da cidade, local onde foi estacionado o Mamógrafo Móvel, caminhão equipado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para a realização de mamografias.
Durante as ações, promovidas em parceria com a Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 265 exames de mamografia e outras 200 mulheres foram medidas, pesadas, preencheram as fichas de anamnese e receberam encaminhamento para serem atendidas nos serviços oferecidos no município nos dias seguintes. Além da mamografia, também foram realizados na Praça da Catedral 200 testes de glicemia capilar e 300 aferições de pressão, não só nas mulheres, mas também em seus acompanhantes.
O Outubro Rosa é um recorte do Programa Viva Vida, que além da meta de redução da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais, trabalha pela saúde integral das mulheres do Estado.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jerúsia Arruda / Comunicação Cisrun – SAMU Macronorte