Outubro Rosa: Investimento da SES-MG moderniza e amplia exames de mamografia no Norte de Minas 

Com investimento superior a R$ 1,2 milhão viabilizado em 2023 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Hospital Dilson Godinho (HDG), sediado em Montes Claros, já está alcançando resultados positivos na ampliação da quantidade de exames voltados para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com a compra de um mamógrafo de última geração, entre janeiro e setembro deste ano o Hospital realizou 3.755 exames. 

No Outubro Rosa, mês de conscientização da população quanto à prevenção e tratamento do câncer de mama, o Centro de Diagnóstico do Hospital Dilson Godinho classifica como fundamental a necessidade da realização de exames para identificar precocemente alterações suspeitas. 

Entre julho de 2024 e julho deste ano a instituição, que sedia uma das duas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) instaladas em Montes Claros, detectou 388 diagnósticos positivos para o câncer de mama.

“O Outubro Rosa é um lembrete de que a saúde deve ser prioridade. A mamografia é o exame mais eficaz para rastrear o câncer em fases iniciais, quando ainda não apresenta sintomas. Quanto mais cedo identificado, maiores são as chances de tratamentos menos invasivos e com melhores resultados. Ao menor sinal de nódulo nas mamas, as pessoas devem procurar ajuda”, alerta a médica radiologista, com especialização em mama, Cândida Maria Alves Soares. 

Com os recursos viabilizados pela SES-MG, o HDG comprou um mamógrafo Fujifilm Amulet Innovality, um dos mais modernos no mercado. O equipamento possui tecnologia digital com detector integrado, que garante baixa dosagem de Raio-X; menor tempo de exposição; biópsias guiadas por mamografia e a realização de exames em diferentes posições (em pé, sentado ou em decúbito), proporcionando mais conforto e segurança às pacientes.

O presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho, avalia que o investimento realizado pela SES-MG é um marco para a saúde regional. “Isso porque, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura. Por isso, investir em tecnologia de ponta é garantir que as pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao que há de melhor em exames de rastreamento e diagnóstico”, disse. 

Norte de Minas

Por meio das resoluções 8.891 e 8.877 publicadas pela SES-MG no dia 29/7 de 2023, mais de R$ 7,2 milhões foram destinados à compra de seis mamógrafos para instituições sediadas no Norte de Minas. Além do Hospital Dilson Godinho foram contemplados os Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAE) sediados em Janaúba, Taiobeiras, Brasília de Minas, Januária e Pirapora. 

Ludmila Gonçalves Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros explica que “o repasse dos recursos teve o objetivo de viabilizar a substituição de equipamentos obsoletos identificados pelo Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia (PECQMama). Também foram contemplados serviços que fazem parte da política estadual dos CEAE; da política de ampliação da média complexidade ambulatorial ou habilitados como serviços de alta complexidade em oncologia”. 

A referência técnica destaca que no dia 23/9 o Ministério da Saúde divulgou novas recomendações atinentes às faixas etárias para a realização de mamografias. 

“Foi ampliada a faixa etária para o rastreamento ativo, quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos. A idade limite, que até então era de 69 anos, passa a ser até 74 anos. E para as mulheres com idade entre 40 a 49 anos a recomendação é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta da paciente com o profissional de saúde”, explica Ludmila Barbosa.

Por: Pedro Ricardo

Foto: Ascom/Hospital Dilson Godinho

Rolar para cima