Em outubro, os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizaram uma série de ações dentro da campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades envolveram palestras, rodas de conversa, caminhadas, exames e mobilizações em unidades de saúde, escolas e praças públicas.
De acordo com a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, o Outubro Rosa 2025 foi marcado pela ampliação da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres a partir dos 40 anos e a extensão da idade máxima para até 74 anos. “O Ministério da Saúde aconselha que mulheres com idades entre 40 e 49 anos realizem mamografias, mesmo na ausência de sintomas, com orientação médica sobre os riscos e benefícios do exame”, disse.
Ainda conforme Kátia Gonçalves, no Outubro Rosa, cabe enfatizar a importância das mulheres realizarem consultas médicas regulares e estarem atentas a quaisquer mudanças. “É fundamental que os municípios estimulem e apoiem a busca ativa de mulheres que fazem parte do público-alvo para o rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero”, orienta.
A referência técnica da Saúde da Mulher, Fabíola Silveira Lemos, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), observa que a campanha já faz parte rotina dos municípios da região e que todos realizam algum tipo de ação para destacar a importância da prevenção do câncer de mama. “Geralmente, eles fazem palestras nas unidades, chamam as mulheres para um lanche, realizam passeatas, enfeitam as unidades com a cor rosa e ofertam lembranças para reforçar o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma”, afirma.
As ações seguem a orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Gestão e Integralidade do Cuidado. O público-alvo são mulheres a partir de 18 anos, com foco especial na faixa etária de 50 a 74 anos, para incentivar o autocuidado e os exames regulares que permitem identificar precocemente possíveis alterações.
Realizaram diversas ações do Outubro Rosa vários municípios da SRS Passos, como Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Cássia, Claraval, Doresópolis, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

Em Passos, sede da SRS, no sábado (25/10) ocorreu a tradicional Caminhada do Outubro Rosa do bairro Belo Horizonte à Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), no centro da cidade, com diversas atividades e divulgação sobre autoexame clínico das mamas e acesso à mamografia. “E através dessas ações, nós podemos reduzir a mortalidade das mulheres, porque esse é um dos cânceres que mais causa morte entre as mulheres no mundo todo”, observa a enfermeira Olívia Lopes, apoiadora institucional da Atenção Primária à Saúde (APS) de Passos.
“A realização do evento Outubro Rosa foi de grande importância para reforçar a conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, destacando informações sobre a doença, seus riscos, formas de tratamento e medidas de prevenção”, avaliou o coordenador da Atenção Primária à Saúde do município de Doresópolis, Lucas das Graças Carvalho. Entre os dias 20 a 22/10, o município promoveu um mutirão de mamografia para mulheres de 40 a 49 anos e outras ações para reforçar a prevenção e o autocuidado.
Por: Enio Modesto
Fotos: SMS Itamogi e SMS São João Batista do Glória

