Seguindo o objetivo estabelecido em dezembro de 2021 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a implementação do Projeto OtimizaSUS, nos dias 12 e 13/9 o Hospital Dilson Godinho, sediado em Montes Claros, concluiu o segundo módulo presencial do curso de Gestão e Governança em Saúde baseada na metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG). O projeto objetiva a modernização do complexo hospitalar de Minas Gerais e o fomento à utilização de metodologias de gestão da qualidade e eficiência.
No primeiro módulo do curso, realizado em julho, envolvendo 18 profissionais, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre liderança e gestão. Já neste mês, com carga horária de 20 horas de imersão conduzidas pelo professor e consultor, Danilo Matos, da Faculdade Unimed, de Belo Horizonte, o foco dos trabalhos foi voltado para o tema “Qualidade e Gestão de Riscos para a Entrega de Valor”
Segundo o consultor, “a iniciativa teve como objetivo desenvolver competências estratégicas para transformar a rotina assistencial, fortalecer equipes e gerar mais valor para pacientes. Nesse sentido, foram debatidos temas essenciais para o futuro da gestão hospitalar como: governança clínica; qualidade; segurança do paciente; comunicação entre setores e estruturação de fluxos assistenciais e administrativos”.
O presidente do Hospital Dilson Godinho, Helder Leone Alves de Carvalho, avalia que a qualificação multiprofissional é uma ferramenta estratégica para fortalecer o atendimento em saúde prestado à população. “Ao investirmos em capacitação, estamos investindo na sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), no aprimoramento da gestão hospitalar e, principalmente, na qualidade do cuidado. Esse curso é um legado para toda a instituição e para a comunidade que atendemos”, disse.
A enfermeira, Ana Maria Oliveira Almeida Ferreira, responsável pelo serviço de nefrologia do Hospital Dilson Godinho observa que “a experiência tem sido enriquecedora. A cada módulo, ampliamos nossa visão sobre gestão e qualidade em saúde, o que certamente se reflete em processos mais eficientes, proporcionando um cuidado mais humanizado aos pacientes”.
Eixos
Tadeu Nunes Ferreira, referência técnica na Metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, observa que o Projeto OtimizaSUS, vinculado ao módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, contempla os hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Santa Casa, Universitário Clemente de Faria e o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. Na primeira onda do projeto, o investimento do Governo de Minas foi superior a R$ 3,9 milhões.
Segundo Tadeu, o eixo relativo à Metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados tem o objetivo de proporcionar aos hospitais a geração de maior eficiência nos gastos, diminuição do tempo médio de internações, redução de desperdícios e melhor controle de gestão. “Além disso, visa definir o produto hospitalar para fins de monitoramento, avaliação e gerência de qualidade”, disse a referência. “Já o eixo relativo à adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) visa fomentar a utilização de uma metodologia padronizada para o cálculo detalhado dos custos prestados pelos setores e unidades que compõem os estabelecimentos hospitalares, tendo como consequência a melhoria da gestão de recursos disponíveis”, explica Tadeu Ferreira.
Pedro Ricardo
Foto: Ascom/Hospital Dilson Godinho