Nesta sexta-feira, 21 de junho, os Coordenadores Municipais de Epidemiologia e digitadores do Sistema Nacional de Agravos e Notificação (Sinan) dos 55 municípios do Centro-Oeste se reuniram no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, para debater o fluxo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
O objetivo foi orientar os municípios quanto às notificações por SRAG no período de inverno, principalmente a influenza, fluxo da coleta de exames de casos suspeitos, a dispensação de medicamentos e o protocolo clínico para pacientes com SRAG. Além disso, estratégias para os eventos de massa na região como a pré-jornada da juventude que acontece em Divinópolis, Oliveira e Luz, foram abordadas.
“A Estimativa é que 1600 peregrinos de outras cidades e Estados visitem estas cidades. Orientações como Lave as mãos frequentemente com água e sabão, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interna do braço ou usar lenço descartável, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e procurar a unidade saúde mais próxima em caso de suspeita devem ser reforçadas”, explicou a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS-Divinópolis, Susana Ximenes.
Autor: Willian Pacheco