Os coordenadores das Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, juntamente com a Coordenação da Central de Regulação, promoveram uma capacitação para operadores do SUS Fácil (sistema estadual de regulação assistencial) dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Macrorregião Centro-Sul.
O SUS Fácil é um programa de software estadual que regula, em cogestão com os municípios, o acesso aos serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade, procedimentos de urgência, emergência e eletivos credenciados ao SUS de Minas Gerais. O sistema integra e faz a gestão com os municípios que são considerados polos regionais do estado, divididos em macrorregiões.
Esse sistema visa dar mais organização e agilidade aos atendimentos de saúde para a população. Com isso, os hospitais que estão integrados ao SUS Fácil enviam, através do sistema informatizado, as informações dos pacientes, como prontuários, diagnósticos, laudos e outras situações clínicas. Por meio do programa o operador do SUS pode fazer operações que vão desde a solicitação de cadastramento até o agendamento de consultas e solicitações de internação e transferência entre os municípios.
Na videoconferência, cerca de 110 operadores receberam orientações sobre o sistema. Segundo a coordenadora de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, Ângela Goulart, o objetivo foi “alinhar as informações do cadastro de pacientes e qualificar melhor os laudos, fazendo assim, uma regulação mais eficiente”.
“Buscamos fazer com que os operadores entendam a importância do cadastro bem feito, e que os dados inseridos não sejam apenas para cumprir protocolo. Precisamos melhorar os dados informados, pois os mesmos é que possibilitam a regulação mais rápida e mais eficiente, trazendo, dessa forma, melhor benefício para o paciente e facilitando a tomada de decisão por parte dos médicos reguladores”, explicou a coordenadora.
Autor: Priscila Rezende