Oficina “Plano de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses” é realizada na Regional de Pirapora

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pirapora, em conjunto com os membros do Comitê Técnico Regional de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, realizou no dia 8/10, a Oficina “Plano de Contingência para o Enfrentamento das Arboviroses”, com o objetivo de divulgar as diretrizes para a elaboração do documento norteador das ações e estabelecer prazos para a conclusão dos Planos Municipais no contexto dessa temática.

O encontro virtual contou com a presença de gestores municipais de Saúde, coordenadores e equipe técnica da Vigilância em Saúde, bem como representantes da Atenção Primária à Saúde, Atenção Secundária e Terciária, Assistência Farmacêutica e Referências Técnicas da Mobilização Social. Ao todo, participaram 29 profissionais.

As principais referências utilizadas foram os documentos oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, que abordou questões relacionadas à metodologia de elaboração dos Planos Municipais, a importância do Plano de Contingência Estadual, o papel de cada eixo nas quatro fases do plano e o Diagrama de Controle e Definição dos prazos e competências.

A diretora regional, Adriana Kátia, reforçou a importância da participação de todos na oficina. “Isso é muito importante pois, o objetivo é consolidar o plano e as ações de enfrentamento, prevenção e combate ao Aedes em todos os serviços. E é fundamental que isso se dê de forma intersetorial”. Ela lembrou que o papel da mobilização junto à população é de extrema importância, já que 80% dos criadouros de mosquitos estão dentro das residências, principalmente nessa época do ano, quando ocorrem muitas variações de temperatura.

Durante o encontro, foram realizadas análises multidisciplinares e intersetoriais com foco na contenção de uma epidemia de arboviroses urbanas. O objetivo, nessa nova proposta de planos municipais de contingência, é que as equipes municipais proponham suas ações e o Estado acompanhará, prestando o apoio necessário para promover saúde e enfrentar possíveis situações críticas.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Diane Menezes, destacou essa parceria. “As metodologias adotadas pela SES-MG subsidiarão os municípios no diagnóstico do cenário vivenciado e no planejamento adequado do enfretamento das arboviroses urbanas”, enfatizou.

Autor: Regional de Saúde de Pirapora

Rolar para cima