Oficina fortalece estratégias para ampliar coberturas vacinais na macro Triângulo do Sul

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, realizaram, nos últimos dias 3 e 4 de fevereiro, a oficina de trabalho “Estratégias para o Aumento das Coberturas Vacinais nos Ciclos de Vida em Minas Gerais”. O evento, voltado a gestores municipais, profissionais de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Programa Saúde na Escola e instituições de ensino superior da Macrorregião Triângulo do Sul, foi realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido em parceria com o Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV/UFMG), e conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para qualificar processos de trabalho em imunização, fortalecendo ações locais de enfrentamento das quedas de coberturas vacinais nos municípios. 

No primeiro dia, os participantes acompanharam apresentações sobre experiências exitosas na busca ativa por microárea, uso integrado dos sistemas de informação, vacinação domiciliar e fortalecimento da comunicação com a população. Também foi apresentado o cenário das coberturas vacinais da macro, com base em dados do Painel de Coberturas Vacinais da SES-MG e do LocalizaSUS, que evidenciou avanços registrados em 2023 e 2024, após um período crítico entre 2020 e 2022. Também apontou queda nas coberturas em 2025, reforçando a necessidade de estratégias contínuas e articuladas nos territórios.

Outro tema abordado foi a hesitação vacinal, discutida a partir de evidências científicas e da realidade local, destacando fatores sociais, culturais e informacionais que impactam a adesão da população às vacinas. Os recursos do Programa Mineiro de Imunizações (PMI), que assegura financiamento para ações relacionadas à vacinação nos municípios de Minas Gerais até 2029, também foram apresentados, com esclarecimentos sobre as possibilidades de uso. 

As atividades do segundo dia foram dedicadas ao trabalho em grupo, identificando forças, fragilidades e prioridades dos municípios da região. Com base nas discussões, os participantes elaboraram os planos de ação municipais, estruturados a partir de cinco eixos estratégicos: gestão de pessoas, comunicação social e vacinação, parcerias estratégicas, infraestrutura e logística, e articulação gestora, que foram apresentados e debatidos no período da tarde.

Thaís Barbosa, referência técnica em Imunização da SRS Uberaba, afirmou que uma das prioridades do evento, foi apresentar o cenário atual das coberturas vacinais nos municípios da região, evidenciando a redução progressiva dos indicadores nos diferentes ciclos de vida, e o consequente aumento do risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis. Destacou-se também, “a importância do planejamento local baseado em dados epidemiológicos e na realidade de cada território, alinhados às diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”. 

Carla Machado, enfermeira referência em imunização no município de Conquista, apresentou os resultados do projeto de levantamento por microárea de faltosos, feito em conjunto com os agentes comunitários de saúde, e que está dando ótimos resultados. Segundo ela, “foi possível aumentar até 80% de cobertura em algumas vacinas, além de gerar maior aproximação e confiança com a comunidade”.  

O Vice-lider do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV) e professor da UFMG, Thales Rodrigues, explicou que a oficina de trabalho faz parte de um projeto da Escola de Enfermagem da UFMG, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que tem um ciclo de avaliação no qual, a cada três meses, “a gente volta nos territórios para discutir os planos de ações feitos pelos municípios. Nosso objetivo é discutir estratégias para que os municípios, pensando na individualidade dos territórios, consigam organizar seus processos de trabalho, pensando em ações que possam aumentar as coberturas vacinais”.

Por Sara Braga

Créditos da foto: Sara Braga

Rolar para cima