Oficina em Montes Claros reforça estratégias para o aumento das coberturas vacinais no Norte de Minas

Com previsão de reunir mais de 100 profissionais de saúde de 54 municípios que integram a sua área de atuação, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizará, nos dias 2 e 3/12, a oficina de trabalho abordando o tema “Estratégias para o aumento das coberturas vacinais nos ciclos de vida em Minas Gerais – Brasil”. Nos dias 4 e 5/12, a oficina reunirá profissionais de 32 municípios das áreas de atuação das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora. 

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, explica que a realização da oficina é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Observatório de Pesquisas em Vacinação (OPESV).

“Em todo o estado a iniciativa busca fortalecer as ações de capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde, por meio de avaliação dos cenários de vacinação nas macrorregiões, troca de experiências e elaboração de planos de ações municipais levando em conta as necessidades e especificidades de cada localidade”, destacou a coordenadora. 

Programação

A oficina será realizada no auditório do campus das Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), sediado na rua Coronel Joaquim Costa, 491 – Centro. A programação será aberta no dia 2/12, às 9h30, com a participação de referências do nível central da SES-MG, da SRS Montes Claros, bem como de profissionais da UFMG. 

A primeira parte dos trabalhos contará com apresentações de experiências exitosas em imunização em Minas Gerais; apresentação do cenário das coberturas vacinais na área de atuação da SRS Montes Claros; apresentação do Programa Mineiro de Imunizações e debate sobre as estratégias para o aumento das coberturas vacinais. 

A partir das 13h os profissionais de saúde serão divididos em grupos, visando aprofundar a avaliação dos indicadores dos processos de trabalho e a troca de experiências de imunização.

Na terça-feira, dia 3/12, a oficina terá continuidade às 8h30 abordando o tema “Hesitação Vacinal” e a elaboração de planos de ações nos municípios. 

Cenário

Dados do Painel de Coberturas Vacinais, mantido pela SES-MG, apontam que, entre 2023 e 2025, na área de atuação da SRS Montes Claros houve aumento do percentual de coberturas vacinais de vários imunobiológicos, mas elas ainda estão abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). 

Atualmente os percentuais de cobertura estão na seguinte situação: vacina hepatite B (94,05%); BCG (93,27%); Tríplice Viral primeira dose (92,37%); Pneumocócica 10 (91,15%); Meningocócica C primeiro reforço (90,80%); hepatite A (90,70%); Pneumocócica 10 – primeiro reforço (90,24%); Rotavírus (88,13%); Meningocócica C (87,82%); Tríplice Viral segunda dose (85,89%); DTP primeiro reforço (85,46%); Varicela (85,26%); pólio injetável – reforço (85,04%); Penta (84,88%) e febre amarela (83,01%). 

Ainda de acordo com o Painel de Coberturas Vacinais, neste ano a Campanha de Multivacinação realizada em outubro para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, viabilizou a aplicação de 788.361 doses de 21 diferentes tipos de vacinas em todo o estado. 

Além do público alvo da campanha, a multivacinação também contemplou pessoas até 59 anos de idade com aplicação de 49.248 doses de vacina contra a febre amarela e administração de 45.602 doses de vacinas contra o sarampo.

“Durante todo o ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente, em todos os municípios, vacinas contra várias doenças. Independente das campanhas de vacinação realizadas anualmente, pessoas de qualquer idade podem atualizar os cartões de vacina e, com isso, evitar o adoecimento e o risco de morte. Uma das formas de valorizar a vida é cuidar da saúde e se vacinar contra doenças que podem ser prevenidas”, reforça Agna Menezes.  

Por: Pedro Ricardo – Foto: Pedro Ricardo/SRS Montes Claros

Rolar para cima