A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, realizou no dia 23/02, na Fundação Itabirana Difusora de Ensino (FIDE), a oficina presencial do Módulo de Cirurgias Eletivas do Valora Minas – Novos Vínculos, Novos Prestadores (Opera+), que visa ampliar o acesso dos usuários aos atendimentos hospitalares. A oficina contou com a participação dos gestores municipais e representantes dos hospitais dos municípios de Barão de Cocais, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Sabinópolis, São Domingos do Prata e Virginópolis.
De acordo com Clarissa Drummond Moreira, diretora adjunta da GRS Itabira, o Valora Minas é um programa de governo, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que busca ampliar de forma qualificada o acesso dos usuários aos serviços de saúde, além de solucionar demandas por meio da organização das redes de atenção à saúde.
“A oficina, que também foi realizada em ambiente virtual, contou com a participação dos técnicos do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No dia 21/02, segunda-feira, foi realizada a live de abertura geral das Oficinas Macrorregionais do Módulo de Eletivas no canal do YouTube da SES/MG, e no dia 25/02, sexta-feira, foi realizado o encerramento da Oficina Macrorregional Centro, com levantamento e alinhamento da capacidade técnica e operacional dos prestadores de serviço das Regionais de Saúde de Itabira, Belo Horizonte e Sete Lagoas, que fazem parte da Macrorregião Centro”, informou a diretora adjunta.
A coordenadora da regulação (CREG), Daniela Carla Andrade, da GRS Itabira, explicou que foi apresentado aos municípios executores (aqueles que têm a capacidade técnica e operacional para realização de procedimentos cirúrgicos), o diagnóstico realizado pelo Estado sobre a fila das cirurgias eletivas, baseado nos dados do SUSfácil, com a finalidade de ampliar a realização destes procedimentos nas microrregiões de Itabira, Guanhães e João Monlevade.
“Com base nos alinhamentos realizados na oficina o Estado irá disponibilizar o financiamento necessário para que estes procedimentos sejam realizados, fazendo com que os usuários que esperam pelos diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, de média e alta complexidade, sejam atendidos mais rapidamente, diminuindo a fila de espera e a demanda reprimida”, conclui Daniela.
O coordenador de atenção à saúde Ismar João Cândido, da GRS Itabira, destacou, durante a apresentação das oficinas, os três objetivos básicos do módulo de eletivas do Valora Minas, que são aumentar o acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos em Minas Gerais, qualificar o financiamento dos procedimentos cirúrgicos eletivos e aumentar a produção de procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado.
“A oficina realizada com gestores municipais e prestadores de serviços hospitalares foi fundamental para que os participantes se aprofundassem melhor na política proposta pela Secretaria do Estado da Saúde. No evento foi possível estabelecer a capacidade operacional de cada Instituição participante para atendimento em várias especialidades nas microrregiões de saúde pertencentes a GRS Itabira. O próximo passo agora é a consolidação do resultado das oficinas em nível macro e estadual”, pontuou o coordenador da atenção à saúde da GRS Itabira.
Autor: Flávio A. R. Samuel