Oficina discute Plano de Ação para população exposta a agrotóxicos em Minas Gerais

Crédito: Paula Gargiulo

Nesta sexta-feira (18/09), a Diretoria de Saúde do Trabalhador da Secretaria do Estado de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Ministério da Saúde, promove a Oficina para elaboração do Plano de Ação Estadual de Vigilância em Saúde da População Exposta a Agrotóxicos em Minas Gerais.

A proposta é orientar a população em geral a respeito dos riscos e cuidados necessários em relação ao uso de agrotóxicos, além de auxiliar as práticas de vigilância em saúde que estão inseridas na Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo geral do encontro é integrar num plano único todos os órgãos que trabalham com a questão do agrotóxico a fim de combater seu uso desenfreado. “O Brasil é o país que mais consome agrotóxico, mesmo sem ter tido aumento em sua produção”, afirma a Diretora da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador da SES-MG, Marta Freitas.

A oficina aborda também o uso clandestino dessas substâncias que, ao serem administradas sem controle, podem ser prejudiciais à saúde. “É preciso haver um controle do uso dessas substâncias. Há um uso indiscriminado e clandestino e, por isso, temos que trabalhar em conjunto, somar esforços para que essa situação crônica dos agrotóxicos do Brasil seja modificada, pois ela é extremamente grave”, afirma Marta de Freitas.

 

Autor: Paula Gargiulo

Rolar para cima