A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu nos dias 4 e 5/11, a Oficina do Projeto “Estratégias para o Aumento das Coberturas Vacinais nos Ciclos de Vida”. O evento ocorreu no auditório do Parque de Exposições e reuniu coordenadores de Atenção Primária à Saúde, de Epidemiologia e referências técnicas em imunização dos municípios da região.
Durante o primeiro dia do evento, os participantes discutiram experiências exitosas em imunização em Minas Gerais, cenário das coberturas vacinais na regional, a resolução do Programa Mineiro de Imunizações, e estratégias para o aumento das coberturas vacinais. O segundo dia foi dedicado à elaboração dos planos de ação municipais, com discussões sobre hesitação vacinal e apresentação das produções dos grupos.
A professora Fernanda Matozinhos, da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do Observatório de pesquisa e estudos em vacinação (OPESV), destacou a importância da oficina para reconquistar altas e homogêneas coberturas vacinais em Minas Gerais. “Durante as atividades, os municípios constroem seus próprios planos de cobertura vacinal, com o objetivo de melhorar os indicadores de processos de trabalho de imunização, a partir das informações e experiências compartilhadas. Esse projeto, que aproxima a academia dos serviços de saúde, teve data para começar, mas não tem para terminar, pois oferece acompanhamento constante às equipes para reavaliação dos planos e implementação de novas propostas conforme as necessidades locais”, explicou.
Segundo a referência técnica em imunização da SRS Governador Valadares, Regilene Abrantes, a oficina representa um passo importante na consolidação das estratégias de melhoria da imunização na região. “O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em todos os ciclos de vida e aprimorar os processos de trabalho das equipes. Quando as equipes organizam melhor suas ações os resultados aparecem de forma mais consistente”, destacou.
A enfermeira Evelyn Caetano, coordenadora de Epidemiologia e Imunização do município de Itabirinha, destacou a importância da continuidade do projeto. “Já participei das etapas anteriores voltadas para crianças e adolescentes, e os resultados foram muito positivos. Conseguimos aumentar nossas coberturas vacinais e agora seguimos com a expectativa de novamente obter êxito nas ações”, afirmou
O projeto prevê monitoramento trimestral dos indicadores e acompanhamento contínuo das equipes nos territórios, reforçando o compromisso da regional e dos municípios com o fortalecimento da imunização e a promoção da saúde pública.
Projeto “Estratégias para o Aumento das Coberturas Vacinais nos Ciclos de Vida”
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com o Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (OPESV) da Faculdade de Enfermagem da UFMG e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Criado em 2022, tem como objetivo fortalecer os processos de trabalho em imunização e aumentar as coberturas vacinais em todas as faixas etárias, por meio da análise da realidade local e da construção de planos de ação municipais.
A iniciativa já passou por diferentes etapas, inicialmente voltadas para crianças menores de dois anos, depois para adolescentes, e atualmente contempla todos os ciclos de vida. O diferencial do projeto é o acompanhamento contínuo das equipes, com monitoramento trimestral dos indicadores e revisão dos planos de ação, permitindo ajustes e novas intervenções de acordo com as necessidades de cada município.
Por: Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Poliana Marçal
