Oficina de Reciclagem em Jequitinhonha motiva profissionais para a gincana escolar

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou no dia 17 de setembro, no Centro de Controle de Endemias em Jequitinhonha, uma reunião com o grupo mobilizador municipal para apresentar a metodologia do projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde”. Em Jequitinhonha, 43 escolas serão convidadas a participar do projeto.

Com a proposta, o grupo mobilizador de controle da Dengue vai buscar a adesão das escolas ao projeto. Também vai realizar a roda de conversa com os professores e, posteriormente, replicar as orientações para os alunos. Por fim, as escolas vão realizar a gincana local e o grupo mobilizador organiza a gincana municipal. Durante o evento, o grupo mobilizador municipal produziu sete puffs, utilizando 114 garrafas pets. A GRS Pedra Azul também realizou a oficina de reciclagem para a produção de puffs utilizando garrafas pets.

A referência do grupo mobilizador da GRS Pedra Azul, Clausi Oliveira, destacou a importância do projeto do ponto de vista ambiental. “Essa ação é importante porque essas garrafas deixaram de ser lixo e produzir um problema ambiental e se tornaram objetos úteis para o dia a dia das pessoas. Cada participante é um potencial multiplicador de todo esse trabalho e já temos visto outros puffs sendo produzidos, o que significa que mais garrafas estão sendo tiradas do meio ambiente”.

O Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luís Antônio Lima, destacou que a gincana estudantil será a oportunidade de realizar um trabalho onde as informações repassadas, por meio das rodas de conversa, serão postas em ação nas provas que da gincana.

A Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Carolina Santos, defendeu as atividades práticas no trabalho de mobilização. “Estimular crianças e jovens a mudar a realidade de sua casa e, posteriormente, a de sua comunidade é estimular ações que se perpetuarão, fazendo deles cidadãos conscientes e responsáveis. A gincana, que é realizada de forma lúdica e agradável, proporciona prazer e internaliza atos que mudam o caráter”, disse.

 

Autor: Allan Campos

Rolar para cima