Oficina de Expansão do projeto Saúde em Rede é promovida pela ESP e SES

Saude-em-rede-oficina-site





A Escola de Saúde do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram, de forma remota, nesta terça-feira, dia 24/11, a segunda parte da Oficina de Expansão do projeto “Saúde em Rede”. Ofertada para as referências técnicas das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado, a Oficina teve como objetivo apresentar e discutir o papel das URSs na Expansão do Saúde em Rede no estado.

No primeiro encontro, que aconteceu em 28/10 deste ano, foram apresentados os objetivos, o contexto, as características e os pressupostos teórico-metodológicos da fase de expansão do projeto. Naquela ocasião, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, abriu os trabalhos ressaltando a importância da participação de todas as regionais e da necessidade do alinhamento dos trabalhos com os municípios, para que o Saúde em Rede chegue a todas as cidades.

Já na segunda parte da Oficina, nesta terça-feira, 24/11, o objetivo foi focar na perspectiva regional, provocando uma reflexão junto aos profissionais sobre o papel das Unidades Regionais de Saúde da SES/MG e discutir a função do Analista Regional. A coordenadora do Saúde em Rede da SES-MG, Raquel Guieiro, destacou que a oficina de hoje buscou tratar de forma mais aprofundada e detalhada como a expansão do projeto irá acontecer. “Esse trabalho só pode ser desenvolvido em conjunto, então é muito importante que todos os parceiros estejam aqui, como as regionais de saúde, a Escola de Saúde Pública e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)”, destacou.

A Superintendente de Educação e Pesquisa da ESP-MG, Flávia Gomes de Carvalho, representando a Diretora da ESP-MG, Jordana Costa Lima, deu as boas vindas a todos os participantes a mais uma etapa do Saúde em Rede e reforçou que a ESP é parceira nesse processo. “Estamos construindo juntos o projeto e também estamos felizes porque, mesmo em um momento de pandemia, estamos conseguindo dar andamento às atividades”, ressaltou.

O primeiro momento desta Oficina ocorreu em uma única sala virtual, com a presença de todos os participantes, etapa em que foi repassada as orientações gerais. Posteriormente, os participantes foram divididos em pequenos grupos, em salas virtuais distintas, conforme a Unidade Regional de Saúde. Cada grupo contou com um facilitador da ESP-MG ou da SES/MG, que organizou a realização das atividades.

Saúde em rede

O Saúde em Rede tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde, tendo a atenção primária como ordenadora do cuidado, além de qualificar os processos assistenciais com o intuito de promover uma assistência à saúde ainda mais adequada ao cidadão. Para isso, o projeto propõe a implementação de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) para ampliar as capacidades das equipes da Atenção primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de analisarem seus processos de trabalho e reorganizá-los com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Projeto Saúde em Rede iniciou-se em 2019, em sua etapa piloto, para os 29 municípios da macrorregião Jequitinhonha. Aquela etapa teve a condução da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Hospital Israelita Albert Einstein, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

Já a expansão do projeto para o restante do território mineiro acontece por meio da parceria entre SES e ESP, sendo que a Escola, em razão de sua experiência na formação dos trabalhadores do SUS, está responsável pelo desenvolvimento dos projetos educacionais, bem como do acompanhamento das etapas, junto aos participantes da Oficina.

Conforme a trabalhadora da Superintendência de Educação e Trabalho em Saúde da ESPMG, Adriana Alves Franco, desde outubro de 2019 que os profissionais da Escola estão atuando nas discussões para o redesenho e o planejamento da expansão do Saúde em Rede em todas as regiões do estado. A ESP-MG apoia a SES na coordenação geral do projeto, coordena os processos formativos e certifica os participantes. A formação dos Analistas Regionais também é uma das tarefas da Escola, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, a ESP disponibiliza apoiadores que acompanham a implantação do Projeto em seus aspectos educacionais.


Autor: Vívian Campos (ESP-MG)

Rolar para cima