Na manhã desta sexta-feira (12/6), o Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQA) do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAGF), de Ponte Nova, promoveu uma reunião para discutir assuntos ligados ao serviço, incluindo ações para promoção da saúde bucal frente ao atual cenário de pandemia. A instituição é referência na macrorregião Leste do Sul para atendimentos de urgência odontológica, traumatologia bucomaxilofacial e odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais (PNE) e é primeira referência para atendimentos de casos Covid-19 na microrregião de Ponte Nova.
Participaram da reunião, conduzida pelo superintendente executivo adjunto do HAFG, Renan Saraiva Lessa, a superintendente executiva Lucimar Fonseca, equipe da Odontologia Hospitalar local, representantes do município, além da referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Ponte Nova, Alessandra Dias da Silva. Esta última apresentou resoluções estaduais afetas à temática da reunião, reforçando que “a odontologia é serviço essencial de saúde e, como tal, não pode parar, mantendo atendimento às demandas inadiáveis”. Por isso, destacou o fundamental esforço da instituição que, mesmo em tempos de pandemia, permanece atendendo urgências com os devidos cuidados e protocolos.
Renan Saraiva Lessa apresentou dados relacionados à produção de Odontologia Hospitalar em 2020 (janeiro a maio), contemplando atendimentos de urgência e emergência, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e odontologia para PNE. Conforme determinação do Ministério Público, os atendimentos eletivos encontram-se suspensos temporariamente em decorrência da pandemia. Lessa mencionou, ainda, a intenção de publicizar as ações do serviço nos canais de internet do HAGF, dando transparência e colocando a população a par do trabalho realizado.
Na oportunidade, foram discutidas as competências e atribuições do NQA (que possuis representantes do hospital, Secretaria Municipal de Saúde e Regional de Saúde) como um espaço colegiado para desenvolver ações de melhoria da oferta do serviço e promover uma melhor articulação entre todos os municípios integrantes da macrorregião. Segundo Alessandra, é necessário reforçar a questão estatística, com destaque ao registro do quantitativo de pacientes atendidos por município e à realização de ações de educação permanente.
Também foi mencionada a proposta de incorporação do serviço de Odontologia Hospitalar às ações do Núcleo de Segurança do Paciente, com a apresentação de alguns projetos futuros. O odontólogo e especialista em bucomaxilofacil, Ronaldo Veiga, comprometeu-se a elaborar um projeto contendo as áreas de atuação do cirurgião dentista na UTI, uma vez que os procedimentos de higienização de pacientes entubados são de responsabilidade do dentista. Sugeriu-se, assim, a integração do odontólogo à equipe de UTI, sobretudo para o atendimento de internações de casos Covid-19, o que será avaliado oportunamente.
Alessandra Dias finalizou suas considerações enfatizando a importância do Hospital como instituição mantenedora do serviço desde 2008 e da excelência do trabalho realizado na área.
Autor: Tarsis Murad