Novo Cruzeiro promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

Imagem

Foi realizado, na última quinta-feira (09/07) e sexta-feira (10/07), no Espaço Vital Brasil, a 6ª Conferência Municipal de Saúde do município de Novo Cruzeiro. Durante o evento foram abordados temas como o Direito à Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelos de atenção à saúde, participação social, implantação do E-SUS e sua importância, sistematização assistência farmacêutica, saúde bucal na Atenção Primária, prevenção ao suicídio e realidade do sistema de saúde local.

Para a Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Otoni, “a Conferência Municipal de Saúde é um momento para reflexão. O SUS ainda precisa de melhoras, mas tem múltiplas qualidades. Fico encantada quando tenho que falar do SUS, ele tem muitas coisas boas que talvez a gente não saiba”, afirmou.

“É importante debatermos periodicamente, de forma sistematizada, a saúde em um contexto amplo. Dentro desse debate apontar diretrizes e formular políticas públicas que visam uma gestão municipal mais democratizada, participativa, onde a comunidade tem um papel fundamental para que tenha transformação e sobretudo para o fortalecimento da saúde do município”, ressaltou Emerson Barrack Cavalcante, Presidente da Câmara Municipal de Novo Cruzeiro.

“Espero que as ideias discutidas durante essa Conferência sejam transformadoras, faremos a nossa parte. Acredito que por meio desse ato social e da convivência de cada um dos profissionais de saúde que rege o município, juntamente com a população, vamos ter uma saúde digna e de qualidade”, afirmou o Vice-Prefeito, Leonardo Lima Pena.

“É um momento de discutir e definir algumas ações que estarão presentes no dia a dia dos usuários, momento esse para abordar e apresentar as dificuldades vividas diariamente pelos gestores e contar com a compreensão e participação da sociedade”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde de Novo Cruzeiro, Viviane Barbosa Pena.

 

Autor: Lineu Cardoso

Rolar para cima