Municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizaram, ao longo de novembro, diversas ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. As iniciativas integram a campanha “Saúde do Homem: Novembro Azul 2025”, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com foco na orientação da população masculina sobre fatores de risco, cuidados preventivos e acesso ao tratamento.
Durante o mês, equipes de saúde promoveram palestras educativas, caminhadas e mutirões de exames, especialmente para homens a partir de 40 anos, com o objetivo de ampliar a informação e estimular o cuidado contínuo com a saúde.
A campanha da SES-MG ressalta a importância da atenção primária à saúde para detecção precoce do câncer de próstata, por meio de consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS). O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bastando o paciente agendar a consulta em uma UBS próxima de sua casa.
Segundo a referência técnica de promoção da saúde da SRS Passos, Jaqueline Silva Santos, “a agenda de saúde do homem deve ser composta por ações contínuas, integrais e longitudinais, buscando a garantia do direito à saúde”, e que o Novembro Azul é uma oportunidade “para sensibilização e fortalecimento das ações direcionadas à saúde do homem”.
Em Passos, foi realizado em 7/11 o “Dia D Saúde do Homem” nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). De acordo com a apoiadora institucional da APS municipal, Olívia Lopes, a ação ofereceu orientações sobre saúde sexual e mental, avaliação médica e de enfermagem, aferição de pressão arterial e glicemia, solicitação do exame de PSA e atualização do cartão vacinal.

Em Fortaleza de Minas, a secretária municipal de Saúde, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, relatou a coleta de exames e atividades educativas. “No dia 8/11, realizamos a coleta de exames de PSA de 276 homens. E tivemos também uma palestra sobre a importância da prevenção para os participantes”, afirmou. “E em 14/11 tivemos uma caminhada com a população, funcionários e alunos da escola Estadual Dr. Noraldino de Lima”, acrescentou.
No município de Cássia, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Juliana Guimarães, informou que a equipe do PSF Dr. Raul de Azevedo Barros realizou mobilização social na Praça Nossa Senhora Aparecida, com orientações, distribuição de material informativo e aferição de pressão arterial e glicemia.
Já em Doresópolis, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Patrícia Veronesi, está prevista ação no dia 27 de novembro. “Será realizada uma palestra educativa, coleta de PSA, aferição de PA e Glicemia, campeonato de truco e um jantar”, explicou.
Outros municípios da área de abrangência da SRS Passos também realizaram ações, aproveitando as celebrações em torno do tema, tais como: Piumhi, Capitólio, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Claraval e Monte Santo de Minas.
De acordo com a Coordenação de Alta Complexidade Ambulatorial da SES-MG, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente entre os homens no Brasil. Para o período de 2023 a 2025, são estimados 71.730 novos casos por ano. A idade é o principal fator de risco, especialmente a partir dos 60 anos, seguida de histórico familiar, obesidade, exposição a agentes químicos e tabagismo.
Por: Enio Modesto
Fotos: SMS/Fortaleza de Minas e APS/Passos
