Na noite dessa quinta-feira (06/10), foi realizada a formatura da última turma de 2015 do curso Técnico em Enfermagem, no auditório da unidade sede da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte.
A capacitação, que teve início em 2013, formou 24 alunas que já atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Hospital Odilon Behrens, no Hospital Risoleta Neves, Hospital Galba Veloso – da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) – e da Prefeitura de Nova União, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A diretora-geral da ESP-MG, Roseni Sena, parabenizou as novas profissionais e lembrou da missão da prática do cuidado ao ser humano e defesa da vida. “Vocês têm uma nova carreira, com mais responsabilidades. Nunca parem de estudar e lembrem-se, não é o conhecimento que nos faz melhor e sim a capacidade de olhar para o ser humano”, afirmou.
Também presentes na formatura estavam a Superintendente de Educação da Escola, Ludmila Brito e Melo Rocha, e o coordenador do Núcleo de Educação Profissional em Saúde, João André Tavares, que reforçaram a missão da Escola em formar no SUS e para o SUS, em consonância com o projeto político- pedagógico da instituição.
Registros
A aluna Adélia de Almeida Lopes, do Centro de Saúde Dom Orione, agradeceu aos colegas de turma por repartir conhecimentos e ferramentas para ampliar novos horizontes. “O corpo docente da Escola, esses mestres que nos transmitiram seus conhecimentos e experiências terão para sempre nossa gratidão. Foram o incentivo para seguirmos firmes em nosso caminho”, confessou. Já a oradora da turma, Rita de Cássia Silva Batista, do Centro de Saúde Salgado Filho, destacou os diversos obstáculos e desafios que passaram, mas que valeram a pena pela conquista profissional. “Nossa formatura foi durante a primavera, estamos colhendo flores, amadurecemos, fomos escolhidas para cuidar e servir. Agora seremos profissionais melhores, vitoriosos, mas ainda com muita a aprender”, afirmou.
O curso
O Curso Técnico em Enfermagem faz parte do Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. A capacitação tem o objetivo de complementar a qualificação de auxiliares de enfermagem do SUS, visando a melhoria da assistência de Enfermagem nos serviços de saúde, articulando teoria e prática, que conduzem o aluno à aquisição de competências para o desempenho de sua profissão.
Autor: Sílvia Amâncio