Os 2.500 moradores do distrito de Quatituba, município de Itueta no Leste de Minas Gerais, receberam nessa segunda-feira (04/04), a nova Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). A obra foi realizada com recursos públicos da ordem de R$ 430 mil reais e a estrutura funcional conta com uma equipe de Saúde da Família e de profissionais do NASF.
A solenidade contou com a participação, entre outras autoridades, do superintendente Regional de Saúde em Valadares (SRS-GV), Derli Batista da Silva, da coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional, Cristian Kelly Costa Santos, do prefeito Cláudio Borchardt e do secretário municipal de Saúde, Deguimar Ferreira dos Reis.
“Gostaria de destacar o empenho do secretário Municipal Deguimar em garantir o investimento do Governo Federal, cumprindo todos os critérios para início e conclusão da obra, bem como a motivação da equipe municipal em trabalhar em um local adequado às ações de saúde para atender cada vez melhor à comunidade”, afirmou a coordenadora Cristian Kelly.
Por sua vez, o gestor municipal de Saúde ressaltou a importância da UAPS para a saúde dos usuários do SUS. “Tínhamos uma carência de maior estrutura e essa nova unidade vem atender isso, ofertando mais conforto para os profissionais e para a população que utiliza os servidos de saúde”, salientou Deguimar dos Reis.
O secretário Municipal de Saúde salientou também o apoio que o município tem recebido pela regional de saúde de Governador Valadares. “A equipe da Atenção Primária, bem como toda a Superintendência em Valadares tem nos assistido e apoiado prontamente nossas demandas da área de saúde, como foi no caso dessa obra, quando as áreas de Vigilância Sanitária e de Acompanhamento de obras da Regional, em prazo hábil, realizaram visitas técnicas que possibilitaram a liberação da unidade para o atendimento”, destacou Deguimar.
Francelly Modanese Neves de Oliveira, que nasceu e foi criada em Itueta e hoje é estagiária do Núcleo de Gestão, Finanças e Prestação de Contas da SRS-GV, comemorou a inauguração da unidade. “A nova UAPS será muito benéfica, uma vez que a vejo como um novo estímulo à comunidade e a equipe multiprofissional, visando a prevenção e promoção de saúde”, finalizou.
Autor: Frederico Bussinger