Nova Serrana recebe reforço no combate à dengue

Nova Serrana recebe reforço no combate à dengue

Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, recebeu na terça-feira, 23/10, após o lançamento das novas ações do programa de combate à dengue no estado, a equipe da Força Tarefa, que é composta por 90 homens. A equipe fica na cidade até a próxima sexta-feira, dia 26/10.

A campanha 2012/2013 que tem como tema: “A dengue tem acabar. É hora de todo mundo agir”, busca agora uma ação coletiva que envolva toda a comunidade.  A campanha de combate à doença tem como base três eixos: Vigilância Epidemiológica, Assistência e mobilização Social, que continua contar com o dengômetro e o dengue-móvel.

Crianças, pais, comerciantes, empresários são convidados a cuidar do seu próprio espaço, mas também para se tornarem vigilantes do bairro e da cidade.  Ao todo, foram 4 mil litros óleo de soja trocados por materiais que podem acumular água. A troca de materiais inservíveis no bairro Planalto.

Uma das pessoas que participou da troca foi o Vidraceiro,  Osmar Altino dos Santos. Só ele levou 400 latinhas para trocar por óleo. Como incentivo para manter a sua casa e o bairro limpos e sem focos do mosquito da dengue, levou para casa 40 litros de óleo que pretende consumir “durante um ano”.

Dengue tem que acabar

A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia carvalho,  destacou que desde que o Programa Estadual de Controle da Dengue foi criado, no dia 17 de novembro de 2010,  o Estado de Minas apresentou uma redução no número de casos de dengue.  “Minas Gerais teve uma considerável redução de 85%de casos de dengue notificados, porém ainda assim estamos lançando essa campanha, pois entendemos que a dengue tem que acabar porque a dengue é um inimigo silencioso que espera o momento oportuno, no período chuvoso, para atacar”, pontuou a Superintendente.

O prefeito de Nova Serrana, Paulo César de Freitas, comentou os resultados do Liraa de outubro. A cidade registrou um Levantamento  Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypit (Liraa) de 0,5, considerado satisfatório. “O último Liraa apontou que 70% dos locais de proliferação encontrados em Nova Serrana estão em residências e lotes vagos com lixo, sendo assim apesar de estarmos abaixo do índice mínimo quero pedir mais uma vez a colaboração da população, a dengue é um mal que pode acabar, mas depende da participação de todos”, disse o prefeito, Paulo César de Freitas.

Dengue na Região e no Município

Até o dia 24 de outubro, foram notificados 1726 casos de dengue nos 55 municípios da Macrorregião Oeste. Destes,439 foram por dengue clássico. Dengue com Complicações e Febre Hemorrágica do dengue, foram 2 casos de cada. No município de Nova Serrana, as notificações chegam a 811 casos, sendo 335 dengue clássico, 1 por complicação e 1 por Febre Hemorrágica. A Macrorregião não registrou óbitos neste ano. Neste ano cinco municípios da região receberam a Força Tarefa de combate a dengue. São eles: Bom Despacho, Nova Serrana, Araújos, Perdigão e Itaúna.  Em Nova Serrana também foi confirmado 1 caso por deng 4.

   Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Willian Pacheco


Rolar para cima