Sobre o paciente que chegou no aeroporto de Confins com suspeita de Ebola, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que:
-Trata-se de um Chileno, de 41 anos. Ele ficou 35 dias em Aracaju (Sergipe). No dia 01/11 procurou atendimento médico, pois apresentava náusea e vômito. Ficou internado durante 5 dias naquele estado, porém os exames não apontaram nenhuma doença.
– O paciente informou que teve contato no aeroporto com dois Africanos de Angola e Gana, que são países não endêmicos para Ebola. Além disso, essas pessoas não apresentavam nenhum problema de saúde.
– Pelos dados relatados, a Secretaria acredita que não se trata de um caso suspeito de Ebola, a suspeita é que seja Malária, porém precisamos aguardar os exames.
– Embora a probabilidade de ebola seja pequena, o paciente será removido para ohospital Eduardo de Menezes, referência para doenças infecto contagiosas. Caso a equipe do Eduardo de Menezes descarte o caso para ebola, o paciente será tratado dentro da rotina para manejo de doenças infecciosas.
Atualização às 15h20
A equipe de médicos do Hospital Eduardo de Menezes avaliou o paciente e constatou que ele estava com uma hemorragia digestiva e após a hemorragia ter sido contida, o paciente foi encaminhado para o Hospital Odilon Behrens.
Autor: Jornalismo SES