Ao contrário do que tem sido divulgado em grupos de WhatsApp, o decreto do governador Fernando Pimentel, que estipula a segunda-feira, dia 28 de maio, como ponto facultativo, devido à paralisação dos caminhoneiros, não foi revogado. Somente o Governador pode revogar o seu próprio ato.
Devido à continuidade da paralisação, que pode causar grande impacto na saúde pública de Minas, a recomendação do Secretário de Estado de Saúde, Nalton Moreira da Cruz, é que cada gestor de Unidade Regional de Saúde, após análise da situação em sua região, defina quais setores e o quantitativo de servidores necessários para garantir a ação oportuna e eficiente no território.
Importante ressaltar a função fundamental das Unidades Regionais de Saúde na execução das ações necessárias neste momento a fim de evitar e minimizar impactos negativos da paralisação na saúde de sua região.
O ponto facultativo se dá apenas por exigência do momento, porém, é fundamental garantir a continuidade dos serviços. Esse é um compromisso da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com todas as mineiras e mineiros.
Qualquer informação oficial sobre ponto facultativo será divulgada pelo Agência Minas, pela SEPLAG-MG e pelo próprio site da SES-MG.
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)