Diferente do que foi veiculado pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, desta quinta-feira (04/05), na reportagem “Hospitais de Minas entram em lista do CRM por precariedade nos atendimentos”, sobre a crise dos 26 hospitais mineiros, que sofrem o risco de terem atividades paralisadas por intervenção ética do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que:
- A fala da subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Maria Turci, foi editada e veiculada fora do contexto. A fala se refere não ao problema em pauta, mas à crise em que a Saúde Pública irá enfrentar, a partir de 2018, por conta da PEC 95/2016, que congela pelos próximos 20 anos os investimentos na área: “O Estado vinha conseguindo cobrir esse déficit de financiamento do Sistema (SUS) com seus recursos próprios […]. Isso não está sendo mais possível. É uma situação de alerta […] É essa a dificuldade que o SUS está enfrentando. Por isso, a nossa preocupação de fazer a discussão do financiamento do SUS, que foi tão negligenciada, a ponto de termos um congelamento dos recursos do Sistema. Nós estamos vendo hoje somente a ponta o iceberg. A situação ainda pode piorar muito. Nós podemos ter restrição de acesso aos pacientes do SUS, sim”.
- O grande financiador da rede hospitalar no Brasil é o Ministério da Saúde. A SES-MG recebe o recurso federal e repassa para os municípios, que não são plenos, mediante comprovação de produção. Esses recursos TÊM SIDO REPASSADOS EM DIA.
- O Estado de Minas Gerais possui programas de incentivo e de apoio aos hospitais para que eles tenham melhor desempenho – e é importante esclarecer que não são todos os estados do Brasil que possuem esses incentivos. No início deste mês de maio, houve atrasos no repasse dos recursos da Rede de Urgência e Emergência e da Rede Cegonha. O Pro-Hosp, que é o maior programa estadual, ESTÁ EM DIA.
Desta forma, a SES-MG considera que responsabilizar o Estado pela crise do financiamento da saúde, em Minas Gerais, é fazer uma leitura superficial e parcial do problema. A seguir, a entrevista, na íntegra, que a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Maria Turci, concedeu à TV Globo:
» Para conhecer mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como se dá o seu financiamento e repasse de recursos, acesse: www.saude.mg.gov.br/sus
Autor: Jornalismo SES-MG