A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que devido ao término do convênio com a Sociedade São Camilo contratada para administrar o Hospital de Coronel Fabriciano e à impossibilidade legal de renovação de novo convênio, foi realizada a cessão para uso das instalações e equipamentos da unidade em benefício do município de Coronel Fabriciano.
Esse encaminhamento foi dado por estar o município em vias de assumir a gestão plena do sistema. Portanto, em breve, o município receberá os recursos diretamente do Ministério da Saúde, podendo realizar a contratação direta das instituições de saúde no seu território.
Os entendimentos entre os entes vêm ocorrendo há alguns meses, e nas últimas semanas foi possível operacionalizar a parceria. A SES-MG continuará responsável por mais de 60% do custeio dessa unidade hospitalar, mas avalia que o gestor municipal, além das atribuições legais, terá melhores condições de programar e avaliar os serviços prestados pelo Hospital em benefício da população da região.
A Prefeitura de Coronel Fabriciano definiu que a Fundação Bom Samaritano será responsável pela administração do hospital, até que haja o chamamento público a ser realizado pela Prefeitura, o que ocorrerá em seis meses.
A SES-MG mediou todas as negociações entre os envolvidos para que não houvesse dissolução de continuidade na assistência à população de Coronel Fabriciano e região. Reitera-se que a SES-MG manteve o fluxo de repasses mensais para a Sociedade São Camilo durante todo o período contratual, estando pendente apenas o pagamento da parcela Abril.
Nesta quarta-feira (10/05), foi realizada uma reunião entre a SES-MG, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, a Fundação Bom Samaritano e o São Camilo para iniciar as discussões sobre a transição, e a SES-MG manterá seu representante no município para acompanhar os desdobramentos nos próximos dias.
Autor: Jornalismo SES-MG