A Fundação Hemominas esclarece os fatos sobre a ação de marketing do Clube Atlético Mineiro (CAM), divulgada em 3 de novembro de 2014, convocando sua torcida para doação de sangue em troca de ingressos para o jogo de hoje, 5 novembro de 2014. Esse esclarecimento tem o intuito de informar a imprensa e os cidadãos, reiterando os princípios institucionais da Fundação Hemominas.
Mesmo considerando positivamente a preocupação do Clube com a doação de sangue, salientamos que o Art. 30, da Seção II da Portaria 2.712 de 12 de novembro de 2013 determina que “A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, não devendo o doador, de forma direta ou indireta, receber qualquer remuneração ou benefício em virtude da sua realização”.
Sendo assim, a Fundação Hemominas busca preservar a doação consciente e responsável, cumprindo os preceitos legais da hemoterapia, o que resulta em permanente vigilância e respeito ao doador voluntário, que não busca benefícios por sua doação, e ao paciente, que necessita de transfusões.
A ação de marketing do Clube Atlético Mineiro, repercutida pela imprensa, foi realizada de forma independente da Fundação Hemominas e contrariando as orientações técnicas em vigência e salientando o caráter promocional e a oferta de benefícios.
Informamos ainda que a Fundação Hemominas permanece aberta a parcerias institucionais que objetivem a mobilização de candidatos à doação de sangue, desde que em estrito cumprimento das normas e diretrizes legais em relação à hemoterapia e saúde pública.
Autor: Assessoria de Comunicação Hemominas