A macrorregião Norte, composta por 86 municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora, receberam nesta sexta-feira, 2, nova remessa de 38.228 doses de vacinas contra a covid-19. A nova entrega traz como novidade o fato de que parte do quantitativo de vacinas distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) será utilizada na aplicação da primeira dose em 2.030 trabalhadores de indústrias sediadas na região.
De acordo com estimativa do Programa Nacional de imunizações (PNI), a nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19 deverá contemplar 1.272 trabalhadores de indústrias sediadas em municípios que integram a área de atuação da SRS Montes Claros; 673 profissionais residentes em cidades integrantes da GRS de Pirapora e 85, da GRS de Januária.
Na próxima segunda-feira, 5, para 54 municípios que integram a SRS de Montes Claros serão entregues 26.342 doses de vacinas, divididas da seguinte forma: 21.200 doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford e 5.142 doses da Pfizer/BioNtech.
Pelo fato de concentrar a maior população do Norte de Minas, para Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde vai entregar 10.190 doses de vacinas da AstraZeneca e 2.082 da Pfizer. A previsão é de que com a nova remessa, 351 trabalhadores de indústrias sediadas no município sejam contemplados com a aplicação da primeira dose de vacina da Pfizer.
Para 25 municípios que pertencem a área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária, a SES-MG entregou 8.206 doses de vacinas, sendo: 6.580 doses da AstraZeneca e 1.626 da Pfizer.
Já sete municípios que pertencem à GRS de Pirapora, vão receber na próxima segunda-feira, 3.680 doses de vacinas divididas da seguinte forma: 3 mil 050 doses da AstraZeneca e 630 da Pfizer.
Públicos-alvo
A coordenadora de vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta que a orientação da Secretaria de Estado de Saúde repassada para os municípios é de que as vacinas da AstraZeneca devem ser utilizadas para aplicação da primeira dose em 11% de trabalhadores da indústria; em trabalhadores da Saúde e do transporte coletivo, mais 29,27% das pessoas da faixa etária de 55 a 59 anos.
Já a nova remessa de vacinas da Pfizer, deve ser utilizada para o início da vacinação de novo grupo de profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas; e em 10,73 pessoas das com idade entre 55 a 59 anos.
A coordenadora alerta que as secretarias municipais de Saúde devem seguir o cronograma de vacinação recomendado pela SES-MG e pelo Ministério da Saúde, a fim de que a imunização dos grupos prioritários definidos pelo PNI tenha sequência e avance sem deixar de contemplar nenhum dos grupos.
Autor: Pedro Ricardo