Norte de Minas inicia articulações para diagnóstico da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Crédito: Pedro Ricardo

Com a participação de gestores municipais de saúde dos 53 municípios que integram a sua área de atuação, a partir da segunda quinzena deste mês​, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) iniciará a realização de diagnóstico da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, visando articular ações voltadas ao atendimento das demandas do Norte de Minas. O assunto foi tema de reunião da Comissão Intergestores Bipartite – (CIRA) da região ampliada de saúde do Norte de Minas, realizada nesta sexta-feira, 6, em Montes Claros.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tem o objetivo de promover atendimento integral aos pacientes que precisam de acesso a serviços de reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e ostomizada, através dos pontos de atenção garantindo a referência e contra-referência dos usuários.

​A referência técnica do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros​, Alfredo Prates Neto,​ ressaltou a importância da participação dos municípios nas discussões com vistas ao fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, levando-se em conta a demanda existente. Por esse motivo, além das referências técnicas dos municípios, durante encontro a ser realizado na segunda quinzena deste mês as discussões envolverão as juntas reguladoras existentes em Montes Claros e Janaúba, além de representantes da rede hospitalar da região. A partir de decisão conjunta com os municípios, as duas juntas passarão a regular o encaminhamento de pacientes para atendimento na rede, inclusive das demandas reprimidas acumuladas nos últimos anos.

REABILITAÇÃO INTELECTUAL

Durante reuniões realizadas nesta semana nas microrregiões de saúde do Norte de Minas, o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde informou aos gestores municipais que até o próximo dia 19 está aberto prazo para que novas instituições possam se candidatar ao ingresso na rede de reabilitação intelectual. O Chamamento público segue a Deliberação 2670, de 20 de fevereiro de 2018.

No Norte de Minas há previsão de que aproximadamente 12 instituições  deverão encaminhar documentação à Secretaria de Estado da Saúde – (SES-MG), se candidatando ao ingresso na rede de reabilitação intelectual.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima