Norte de Minas: Comitê de Oncologia aprova ampliação dos atendimentos no Hospital do Câncer de Janaúba

Com atividades iniciadas em junho de 2024, o Hospital do Câncer de Janaúba – Marcone Cleber Silva Oliveira –, está apto para receber demandas de pacientes residentes nas microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul e Manga, para o atendimento de novos casos de câncer.  A decisão sobre a ampliação dos atendimentos às microrregiões vinculadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária foi tomada no dia 29/8 durante reunião, realizada em Montes Claros, dos comitês Macrorregional de Oncologia e Gestores de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência.

Em 2024 a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) decidiu descentralizar os atendimentos oncológicos no Norte de Minas, com a implantação da terceira Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Janaúba. O processo já está em análise no Ministério da Saúde. O novo serviço objetiva agilizar os atendimentos ainda concentrados nas Unacons da Santa Casa e do Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros.

Durante a reunião do Comitê Macrorregional de Oncologia a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destacou a importância da ampliação dos serviços de média e alta complexidade nas microrregiões de saúde, visando facilitar o acesso da população aos atendimentos. 

“Após a habilitação da Unacon em Janaúba, a CIB-SUS terá condições de alinhar a ampliação dos atendimentos de pacientes oncológicos no Hospital do Câncer de Janaúba, visando atender as demandas da macrorregião de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios e população estimada em 1,4 milhão de habitantes”, observou a superintendente.

Na apresentação do Hospital do Câncer de Janaúba, o médico Paulo Ramos Martins, destacou que “todo o investimento realizado na construção, compra de equipamentos e manutenção da unidade de saúde tem sido arcado pela administração municipal. Com a descentralização dos atendimentos, em sete meses de atuação já atendemos 172 pacientes no serviço de oncologia clínica; realizamos 538 consultas; 363 quimioterapias e 161 cirurgias oncológicas”.

Entre os casos de câncer de maior prevalência já tratados pelo Hospital do Câncer de Janaúba estão os de próstata (34% do total de casos); mama (19%); cólon (16%); ovário (7%); câncer do colo do útero (5%); estômago (4%) e do endométrio (3%). Por outro lado, 21 pacientes já foram encaminhados para tratamento de radioterapia, segundo dados apresentados pelo Hospital. 

O médico oncologista, Adalmir Moreira, reforçou que “a implantação do Hospital do Câncer de Janaúba representa um grande avanço para o atendimento de demandas de saúde do Norte de Minas, possibilitando o diagnóstico de novos casos em tempo oportuno e início de tratamento dentro do prazo de até 60 dias preconizado pelo Ministério da Saúde. A partir do encaminhamento de pacientes por parte das secretarias municipais de saúde, a primeira consulta está acontecendo num prazo máximo de 48 horas”.  

Estrutura

Para viabilizar a habilitação da terceira Unacon no Norte de Minas o Hospital do Câncer de Janaúba já conta com salão de quimioterapia; farmácia de manipulação e dispensação de medicamentos; equipamentos de alta tecnologia como ressonância nuclear magnética; tomografia computadorizada; laboratório de análises clínicas; aparelhos de colonoscopia, endoscopia e de ultrassonografia; Centro de Terapia Intensiva (CTI) com vinte leitos já implantados e outros dez previstos para entrar em operação nos próximos meses. 

Entre os profissionais de saúde que compõem a equipe assistencial o Hospital possui médicos nas especialidades de oncologia clínica; cirurgião oncológico; mastologista; coloproctologista; gastroenterologista; neurocirurgião; urologista; ginecologista; enfermeiros e farmacêuticos especializados em oncologia; técnicos de enfermagem e farmácia.    

Por: Pedro Ricardo

Foto: Hospital do Câncer de Janaúba

Rolar para cima