Norte de Minas: Cievs alinha ações com município de Salinas para enfrentamento do próximo período sazonal das SRAG

Com oito óbitos contabilizados neste ano por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), o que corresponde a 20% do total de 40 casos notificados neste ano na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, na quarta-feira, 3/9, o município de Salinas recebeu a visita da equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros. O objetivo foi apoiar gestores, coordenadores de vigilância, médicos e enfermeiros que trabalham nos serviços de assistência hospitalar, de atenção primária, vigilância em saúde, epidemiológica e laboratorial no planejamento para o próximo período sazonal, entre maio e agosto de 2026.

“O principal objetivo da SRS Montes Claros e do Cievs é alinhar com o município as ações que precisam ser adotadas visando fazer com que, no próximo período sazonal das síndromes respiratórias ocorra o fortalecimento da intersetorialidade dos serviços ofertados à população e a intensificação da vigilância em saúde, visando a redução de óbitos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Cievs e da Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros.

Ainda de acordo com a coordenadora, “o reforço das estratégias de vacinação contra síndromes gripais, incluindo a gripe influenza, dando ênfase ao alcance dos grupos prioritários da população definidos pelo Ministério da Saúde, é de fundamental importância para que haja condições de reduzir o potencial do agravamento da situação de saúde das pessoas mais sujeitas a internações hospitalares e risco de óbito”. 

O encontro realizado em Salinas contou com a participação do médico Mariano Fagundes Neto, Débora Danielly Dias Ribeiro e Valéria Araújo, apoiadores do Cievs no Norte de Minas, vinculados à Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). A Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS foi representada pela referência técnica, Aleuza Alquimim. 

Além da análise da situação epidemiológica e do levantamento de informações do trabalho intersetorial que pode ser implementado para o enfrentamento do próximo período sazonal das síndromes respiratórias agudas graves, o médico Mariano Fagundes atualizou os profissionais do município quanto ao diagnóstico e manejo clínico de pacientes nos serviços de atenção primária e de assistência hospitalar.

Cenário

Dados do Portal da Vigilância em Saúde da SES-MG apontam que, neste ano, a macrorregião de saúde Norte contabilizou 3.075 hospitalizações e 90 óbitos de pessoas diagnosticadas por síndromes respiratórias agudas graves. Esse quantitativo é superior a 2024, quando foram notificadas 2.039 hospitalizações e ocorrência de 71 óbitos.

Na área de atuação da SRS Montes Claros, neste ano foram notificadas 1.768 hospitalizações por SRAG e 40 óbitos nos seguintes municípios: Montes Claros (10); Salinas (8); Coração de Jesus (4); São João do Paraíso (3); Janaúba, Josenópolis e Rubelita (2 casos em cada município); Berizal, Espinosa, Fruta de Leite, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Novorizonte, Santo Antônio do Retiro, São João do Pacuí e Vargem Grande do Rio Pardo (um óbito em cada município).

Por: Pedro Ricardo

Foto SRS Montes Claros

Rolar para cima