Norte de Minas aplica 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid

Imagem

Nesta sexta-feira, 30, os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas contabilizaram a aplicação de 1 milhão 005 mil 556 doses de vacinas contra a covid-19. Ao todo, 261 mil 916 pessoas já tomaram as duas doses de uma das vacinas: CoronaVac, Pfizer, Astrazeneca/Universidade de Oxford ou a dose única da Janssen.

Por outro lado, 723 mil 230   pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid e aguardam o término do prazo para a aplicação da segunda dose.

No Norte de Minas a campanha de vacinação contra a covid foi aberta no dia 19 de janeiro pelo governador Romeu Zema, contemplando idosos residentes no Asilo São Vicente de Paulo. A primeira pessoa vacinada na região foi Maria das Dores dos Reis, de 90 anos, há três anos residente na instituição de longa permanência. A segunda pessoa vacinada foi o ex-administrador de fazendas, Eroltides Cardoso, natural do município de Francisco Sá e que há quatro anos reside no Asilo.
 
A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques destaca o trabalho implementado tanto pelos servidores da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e pela Rede de Frio da SRS de Montes Claros na distribuição de vacinas para os 54 municípios que integram a sua área de atuação, bem como o esforço das ações implementadas pelas secretarias municipais de saúde visando fazer com que, efetivamente, a população tivesse acesso às vacinas.
 
“Trata-se da maior campanha de vacinação já realizada no país visando conter o avanço de uma pandemia que já causou mais de 550 mil óbitos. Nesse período superior a um ano, o trabalho de profissionais da área da saúde foi de fundamental importância no atendimento das demandas da população nos hospitais e unidades de saúde. Além disso, o esforço de pesquisadores de todo o mundo no sentido de desenvolver vacinas eficazes contra o novo coronavírus deu visibilidade à população de todo o mundo sobre a importância dos cuidados para com a saúde, sobretudo com a valorização da utilização das vacinas”, ressalta Dhyeime Marques.
Créditos: Fábio Marchetto
A superintendente entende que com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid a tendência é de que tanto no Norte de Minas como nas demais regiões do país haverá crescente redução das internações de pessoas acometidas pela covid-19, bem como dos óbitos causados pela doença.
 
“Já estamos vivenciando reflexos positivos da vacinação, mas reforçamos que para voltarmos a ter uma vida normal, é necessário que a população mantenha o uso de máscaras, evite aglomerações e tenha cuidados com a higiene a fim de que, paralelo ao avanço da imunização, o país consiga conter a pandemia da covid”, pontua Dhyeime Marques.
 
NOVA REMESSA
Nesta sexta-feira os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas receberam a 32ª remessa de vacinas contra a Covid-19. Ao todo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) entregou 51 mil 132 doses de imunizantes. A nova remessa será utilizada no término do esquema vacinal em 11% das pessoas com comorbidades e que possuem deficiência física permanente grave; em 100% dos trabalhadores do transporte aéreo; em 7% dos profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas e em 3,6% das gestantes e puérperas com comorbidades.
 
Também serão contempladas com a aplicação da primeira dose da vacina, 14,2% das pessoas na faixa etária dos 50 a 54 anos; 5,5% dos trabalhadores da indústria e 6% dos caminhoneiros. Os municípios que já concluíram a vacinação desses públicos prioritários tem autonomia para avançar na imunização de pessoas de outras faixas etárias ou categorias profissionais.
Para 54 municípios que integram a área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) foram entregues 34 mil 676 doses de vacinas. São 16 mil 100 doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo; 15 mil 060 doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford e 3 mil 516 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech.
Pelo fato de possuir a maior população do Norte de Minas para Montes Claros foram entregues 9 mil 028 doses de vacinas. A previsão é de que elas sejam destinadas à vacinação de 796 trabalhadores de indústrias; 3 mil 312 pessoas na faixa etária de 50 a 54 anos; 120 caminhoneiros; 4 mil 099 pessoas com comorbidades; 329 profissionais que atuam no transporte aéreo e 134 trabalhadores das forças de segurança, salvamento e das forças armadas.
Outras 11 mil 875 doses foram entregues a 25 municípios que estão jurisdicionados à Gerência Regional de Saúde de Januária. Para sete municípios da GRS de Pirapora foram repassadas 4 mil 581 doses de imunizantes.
 
 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima