A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, realizou nos dias 8, 9 e 10 de abril, na sala de reuniões da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Pedra Azul, uma capacitação sobre dengue, com o objetivo alinhar o desenvolvimento das ações de dengue focando na importância da notificação dos casos; capacitar as referências do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na utilização do Sinan on line e discutir novas ações de mobilização social para o combate a dengue. Outro ponto destacado na reunião foi o projeto de fortalecimento da Vigilância em Saúde.
A Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, abordou os instrumentos de notificação dos casos de dengue, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), e destacou a participação do núcleo de regulação da GRS, que encaminha mensalmente relatórios do sistema de informação hospitalar para que a epidemiologia faça o cruzamento dos dados do Sinan-Online, visando, com isso, a identificação dos casos subnotificados. “A notificação é fundamental para que possamos desenvolver a análise da situação de saúde da região. Com isso, podemos orientar e atuar naqueles municípios que tiverem a maior incidência de casos registrados”.
A referência em zoonoses, Cintia Duarte, destacou que é importante que os municípios fortaleçam o trabalho de controle do vetor, tanto através das ações educativas, quanto através do trabalho de Levantamento de Índice (LI), onde os profissionais colhem as larvas e verificam onde estão os locais de maior foco do mosquito, além de fazer o tratamento focal.
Já a enfermeira da Vigilância do Óbito, Cyntia Cota, destacou o cenário da doença no estado de Minas Gerais e o processo de investigação de óbitos por dengue. “É importante que na ocorrência de óbitos os municípios nos comuniquem imediatamente para que possamos investigar o óbito juntamente com o município”.
Na região nordeste de Minas, no ano de 2014, já foram confirmados 17 casos da doença, sendo 11 no município de Almenara, 2 em Pedra Azul, e 1 caso nos municípios de Felisburgo, Itaobim, Palmópolis e Salto da Divisa.
Mobilização Social
Um dos destaques da reunião foi a proposta de criação de um fórum permanente para o planejamento e acompanhamento das ações de mobilização social. O fórum contará com a participação de representantes da Vigilância em Saúde e de Mobilização Social da GRS e dos 25 municípios da região. “Os municípios nos enviarão, até o dia 22 de abril, um cronograma com a proposta de ações a serem realizadas até o mês de junho. Na GRS, iremos acompanhar as ações por meio dos relatórios que serão enviados e, no fórum que realizaremos iremos verificar se a ação foi, de fato, realizada, além de formular novas estratégias juntamente com os municípios”, explicou a referência em Mobilização Social da GRS Pedra Azul, Allan Campos.
Com o objetivo de fortalecer o trabalho de promoção à saúde, a GRS também disponibilizará um enfermeiro para que possa participar de entrevistas nas rádios comerciais e comunitárias da região. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Almenara, Camila Silva, informou que no município será realizada uma gincana na escola para que possa envolver os alunos da rede pública. Já o coordenador da Atenção Primária de Mata Verde, Roberto Dias, enfatizou que a capacitação trouxe novidades que fortalecerão as ações desenvolvidas de combate à dengue.
Municípios participantes
O evento contou com a participação dos municípios de Almenara, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Divisópolis, Itaobim, Itinga, Jacinto, Joaíma, Felisburgo, Jequitinhonha, Mata Verde, Medina, Monte Formoso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria do Salto.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Allan Campos
