Neta de Octávio Magalhães e também sobrinha de Ezequiel Dias visita a Funed pela primeira vez

Imagem

Na última semana, a Funed recebeu a visita de Vanda Dolabela de Magalhães, neta de Octávio Magalhães, ex-presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed) entre 1922-1940. Ela esteve na Fundação para ministrar o curso “Métodos Analíticos para Estudo de Comparabilidade de Produtos Biológicos”, por meio de incentivo do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da Fapemig, entre os dias 27 e 29 de setembro.

Vanda foi convidada pela coordenação do curso na Funed, o Serviço de Desenvolvimento de Produtos Biológicos, por ter sido indicada pela sua grande expertise com o tema. Ao receber o convite, a bióloga se emocionou ao saber que a capacitação aconteceria na Fundação que abriga o instituto que leva o nome de seu avô. “Fiquei emocionada com a feliz coincidência dos fatos. Cresci ouvindo as histórias sobre o ‘Instituto Biológico’, sentada no colo de meu avô, que também me mostrava livros sobre serpentes”, conta.

Apesar de ter sido a primeira vez que Vanda veio à Funed, sua ligação com a instituição é íntima, passando também pelo seu fundador, Ezequiel Dias. “Meu avô Octávio era casado com a sobrinha do Ezequiel Dias, Vanda, da qual herdei o nome. Então sou neta de Octávio e sobrinha-bisneta de Ezequiel Dias”, relata orgulhosa. Vanda conta, também, que toda a família tem muito orgulho do legado deixado pelos avós e sua avó Vanda chegou a escrever um livro sobre o tio, Ezequiel Dias, que ficou somente entre os familiares.

Vanda Magalhães é bióloga, doutora em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Passou um ano na Universidade de Bayreuth, Alemanha, e foi responsável pela instalação do laboratório do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Atualmente é gerente de biotecnologia da Eurofarma Laboratórios, onde desenvolve projetos de proteínas recombinantes para fins terapêuticos. Ela também é gerente do projeto do primeiro genérico de biossimilar do Brasil.

Se alguém tem dúvidas sobre herança genética, Vanda é a prova de que ela existe.

 

Autor: Nayane Breder / Funed

Rolar para cima