Nanuque Recebe Capacitação Para Controle Da Dengue

Crédito: Lineu Cardoso

Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/11), A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nanuque, uma capacitação para padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Os participantes estão sendo orientados sobre as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Controle de Endemias. A capacitação está sendo ministrada pela referencia técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte e a referencia em Dengue, Rogério Souza Gonçalves, ambos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.

De acordo com Rogério, o objetivo da capacitação é promover uma maior integração entre os Agentes Comunitários de Saúde com os Agentes de Controle de Endemias. “Ambos os profissionais trabalham dentro do mesmo universo E com o mesmo objetivo, que é conscientizar e combater o mosquito transmissor da dengue”.

A coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Nanuque, Alda Câmara Rodrigues, também lembrou o papel desses profissionais na conscientização sobre a dengue. “Espero que, neste dia, cada agente de endemias, cada agente de saúde se conscientize que o enfrentamento da dengue deve ser diário, que cada lar deve ser orientado quanto aos perigos da dengue e outras doenças graves que estão surgindo, como é o caso da Zika vírus e a Chikungunya. A população precisa ser informada e alertada, entendendo o problema e a importância de todos fazerem a sua parte, juntos combateremos o mosquito transmissor da dengue e outras doenças”, ressaltou Alda.

A secretária municipal de saúde de Nanuque, Marianna Borges Machado Ferreira, ressaltou a necessidade de que a mobilização social contra a dengue seja mantida durante todo o ano, e não somente nos períodos críticos. “Sabemos que o mosquito permanece vivo durante todo o ano, e por isso espero que os ACS’s e os ACE’s saiam daqui com todas as informações necessárias, para repassar à população, para que evite uma epidemia em nosso município, e com isso, evitando mortes de pessoas acometidas pelo mosquito da dengue, Zika vírus e Chikungunya”, finalizou Alda.

Autor: Lineu Cardoso

Rolar para cima