Nanuque, município que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, localizado no Vale do Mucuri, distante 130 km de Teófilo Otoni, e que faz fronteira com o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo realizou nesta quarta-feira (14/07), no Salão de eventos da Igreja São José Operário em Nanuque, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.
A conferência teve como tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, com 08 eixos para discussão: Direito à Saúde; Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelo de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação de SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas democráticas e populares do Estado.
Para o prefeito de Nanuque, Ramon Ferreira Miranda, “é importante estarmos aqui neste dia para elegermos o nosso Conselho Municipal de Saúde, os nossos delegados, definir aqui as nossas metas e diretrizes, para que também sejam defendidas na Conferência Estadual de Saúde e também em nível de Brasil”, disse.
A conferência Municipal de Saúde é o momento de reflexão para entendermos de que ponto estamos partindo e para onde queremos ir. Isso demonstra a grande responsabilidade de como e onde iremos investir recursos, e o mais importante, ouvir os usuários e suas necessidades, pois isso fortalece a gestão democrática e participativa, podendo ser alcançada pela coesão dos esforços de toda a sociedade. “É nesse espaço democrático que iremos definir as nossas políticas públicas na área da saúde, com propostas consistentes do que é realmente é viável e útil à nossa população, e que, sejam efetivas e eficazes para que tragam para as nossas vidas o real sentido desta conferência, que é a saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro, direito do povo nanuquense”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde de Nanuque, Marianna Borges Machado Ferreira.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Nanuque, Vandré França Nascimento, “todos têm que ser compromissados com o que o município tem a fazer. Pouco deve falar, pois hoje todos têm o direito de falar. Os profissionais de saúde estão aqui hoje como usuários e com dois objetivos: falar como profissional, como você deve atender com qualidade, e também falar do direito de como deve usar a saúde com qualidade”, ressaltou.
Autor: Lineu Cardoso