Mutirão contra o Aedes: 100% dos municípios da Regional de Montes Claros aderiram ao Dia D 

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros já formalizaram adesão ao Dia D  do movimento Minas Unida Contra o Aedes, marcado para 28 de fevereiro. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva reforçar o apoio aos municípios na mobilização da população para o descarte de materiais inservíveis que acumulam água e possibilitam a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. 

No mesmo dia do mutirão haverá mobilização dos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, com idade entre 10 a 14 anos, para a vacinação contra a dengue. As vacinas já foram disponibilizadas para todos os municípios e a iniciativa de unir a realização do mutirão com o incentivo à vacinação constitui estratégia importante para a conscientização da população para o enfrentamento às arboviroses.

De acordo com Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS Montes Claros, a adesão de todos os municípios da Regional de Montes Claros ao Dia D reflete a preocupação dos gestores para a importância do controle do Aedes aegypti e a disseminação das arboviroses. “A situação leva em conta que, neste ano, dados do Painel Epidemiológico mantido pela SES-MG revelam que, na área de atuação da SRS de Montes Claros, já foram notificados 1.068 casos de dengue, dos quais 144 foram confirmados; 19 casos notificados de febre chikungunya e sete confirmados, além de dois casos notificados de zika vírus”, explicou. 

Com a realização do mutirão em todas as regiões do estado os municípios farão o recolhimento de entulhos, blitzes educativas e panfletagem com o repasse de orientações à população para o enfrentamento ao Aedes aegypti. A proposta de ação leva em conta que o período sazonal das arboviroses, com alternância de dias de chuva e de calor, proporciona ambiente favorável à proliferação do mosquito e, consequentemente, ao aumento dos casos de dengue, chikungunya e de zika.  

A mobilização dos gestores do Norte de Minas para a realização do Dia D Minas Unida Contra o Aedes foi iniciada no dia 30 de janeiro, durante a primeira reunião da Comissão Intergestores do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS). 

Por: Pedro Ricardo / Foto: Ascom – Prefeitura de Montes Claros

Rolar para cima