Com a adesão dos sete municípios da microrregião de saúde de Pirapora, a região de saúde de Pirapora intensificou, no último sábado (29/11), estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, no dia D Minas Unida Contra o Mosquito. Os município da microrregião são Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Pirapora, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma
A ação integra o esforço estadual para frear o avanço das arboviroses, que seguem sendo um desafio ao sistema público de saúde e exigem medidas preventivas contínuas. O mutirão comunitário promovido pelos municípios reforçou a mensagem central da campanha: o combate ao mosquito começa dentro de casa e depende diretamente da participação da população. O principal objetivo da campanha foi conscientizar a população sobre a gravidade das arboviroses e os riscos da infestação pelo mosquito Aedes aegypti, promovendo ações preventivas, como a eliminação de focos do mosquito nos ambientes domésticos e comunitários.
A ação buscou alcançar, sobretudo, pessoas que vivem em áreas urbanas vulneráveis com acesso limitado a saneamento básico e serviços públicos. Carla Simone, secretária municipal de Saúde de Ibiaí, garante que as ações realizadas pelo município trouxeram a comunidade para o protagonismo no combate aos focos do mosquito. “O mutirão comunitário é uma prova de que, quando trabalhamos juntos, podemos fazer a diferença. Em Ibiaí os agentes de combate às Endemias foram para a rua, mas a população veio junto. O Dia D é uma oportunidade para efetivar ações de rotina realizadas ao longo do ano”, disse.
Além de Ibiaí, os demais municípios desenvolveram ações simultâneas que abrangeram remoção de depósitos de água parada, potenciais criadouros do mosquito, limpeza de espaços públicos, palestras em escolas e blitz educativas.
A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora orientou os municípios no planejamento e execução das ações, reforçando a importância da vigilância ativa e do trabalho intersetorial.
Tariana Oliveira, dirigente Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora esclareceu que durante todo o mês de novembro foi articulado com gestores e referências técnicas municipais estratégias para efetivar o dia D na microrregião. “Os secretários municipais de saúde foram sensibilizados e orientados quanto à possibilidade de financiamento das ações por meio da resolução SES/MG n°10.600, de 21 de outubro de 2025”, informou.
A dirigente pontuou ainda que um encontro específico com as mobilizadoras sociais em saúde da região, também no mês de novembro, foi primordial para o entendimento dos objetivos centrais do dia D e para o compartilhamento de ideias aplicáveis na microrregião.
O empenho dos municípios enfatizam a premissa de que o combate às arboviroses é responsabilidade compartilhada. Assim, o Dia D do movimento Minas Unida Contra o Mosquito ressalta a importância do engajamento comunitário, da vigilância constante e do apoio contínuo às ações de mobilização de prevenção.
Por: Gerência Regional de Saúde de Pirapora / Fotos: Divulgação municípios
