A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu promoveu, no dia 15/9, uma reunião com coordenadores da Estratégia Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e multiprofissionais do território. O encontro teve como objetivos capacitar as equipes sobre os novos indicadores do financiamento federal da Atenção Primária em Saúde (APS) e valorizar as boas práticas desenvolvidas pelos municípios.
Um dos pontos altos foi a avaliação coletiva das ações do Agosto Dourado (campanha de incentivo ao aleitamento materno, celebrada em agosto, que utiliza a cor dourada para simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno), a partir dos relatórios enviados pelas cidades. Cinco municípios se destacaram pelas experiências inovadoras e receberam certificados de reconhecimento: Fervedouro, Abre Campo, Simonésia, Manhumirim e Durandé.
Fervedouro conquistou o 1º lugar na Regional de Saúde de Manhumirim, promovendo ampla mobilização em suas unidades de saúde, com palestras educativas, momentos de acolhimento e espaços de troca de experiências para gestantes e famílias.
Para a coordenadora da Atenção Primária de Fervedouro, Neiziany Ribeiro, a conquista é resultado do trabalho coletivo. “Essa conquista é motivo de grande orgulho e satisfação, pois evidencia que o esforço conjunto tem contribuído para a promoção da saúde, o fortalecimento do aleitamento materno e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.”
A programação incluiu ainda apresentações sobre os novos indicadores e metodologias de financiamento, estudos em grupo das fichas técnicas e espaço de troca de experiências entre os municípios.
Para a referência técnica da Rede de Atenção à Saúde da SRS Manhuaçu, Simone Emerich, reconhecer o trabalho municipal é fundamental. “Reforçamos o compromisso dos municípios em realizar ações de mobilização, fortalecendo o monitoramento de indicadores e a valorização das boas práticas locais.”
Já a referência técnica em Saúde Bucal da SRS Manhuaçu, Brígida Martins, destacou a importância da integração das equipes multiprofissionais. “O êxito das ações só é possível porque unimos esforços. Quando Atenção Primária e Saúde Bucal caminham juntas, o cuidado se torna mais integral e efetivo para a população.”
Com a iniciativa, a SRS Manhuaçu busca estimular a integração regional, dar clareza às metas e consolidar o monitoramento de indicadores como ferramenta essencial para a gestão da APS.
Por: Antonio Rodrigues
Foto: Luciano de Souza