Municípios do Norte de Minas participam de capacitação para tratamento de pacientes fora do domicílio

Crédito: Pedro Ricardo

A Regional de Saúde de Montes Claros sediou nesta quarta-feira (08/03), duas oficinas de capacitação de gestores e técnicos de serviços de saúde que atuam como referências no encaminhamento de pacientes para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Esses encaminhamentos contemplam pessoas que precisam de determinados tipos de tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) que não são disponibilizados nas cidades onde residem e, por isso, precisam ser encaminhadas para outros municípios próximos ou até mesmo para outros Estados.

As oficinas são ministradas por profissionais que atuam no Núcleo de Redes das Unidades Regionais de Saúde. A referência técnica Alcina Mendes Brito explica que, pelo fato de todos os 53 municípios que integram a Regional de Saúde de Montes Claros terem demandas de pacientes que precisam de tratamentos fora das localidades onde residem, o alinhamento de informações se constitui fator importante no sentido de agilizar o acolhimento e encaminhamento destas pessoas para outros municípios mineiros.

Nesta quarta-feira (08/03), as oficinas de capacitação contemplaram profissionais de saúde que atuam em municípios das microrregiões de saúde de Francisco Sá, Coração de Jesus, Montes Claros e Bocaiúva. Em datas a serem agendadas nos próximos dias, novas oficinas de capacitação serão realizadas contemplando a participação de referências técnicas de saúde de municípios das microrregiões de Salinas/Taiobeiras e de Janaúba/Monte Azul.

 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima